Regina Duarte tem perfil no Instagram restrito por publicação de notícias falsas
"Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?", alerta mensagem da própria plataforma quando um usuário tenta seguir a página da atriz
O perfil da atriz Regina Duarte está na mira do Instagram por propagar desinformação na rede social. A partir desta sexta-feira (28), quem tenta seguir a página da ex-secretária especial da Cultura encontra o alerta: "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade."
O perfil oficial de Regina Duarte também não aparece na ferramenta de busca da plataforma, dificultando o acesso a sua página.
Leia também
• Musk assume presidência do Twitter e vai rever "banimento eterno" como o aplicado a Trump
• Ministra aplica multa de R$ 70 mil por impulsionamento ilícito da campanha de Bolsonaro
• Regina Duarte posta vídeo em que distorce fala de Lula no Flow; entenda
Sobre as políticas em relação a informações falsas, o Instagram esclarece: "Usamos tecnologia e feedback da nossa comunidade para identificar publicações e contas que possam conter informação falsa. Também trabalhamos com verificadores de fatos independentes no mundo todo que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas."
A plataforma lista algumas medidas adotadas "quando os verificadores de fatos independentes identificam informação falsa, conteúdo alterado ou conteúdo sem contexto", incluindo:
- remoção de conteúdos e contas que violam as Diretrizes da Comunidade
- filtragem na aba Explorar e nas hashtags para que seja mais difícil encontrar tais conteúdos
- redução da visibilidade do conteúdo no feed e nos Stories
- rótulo com avisos de informação falsa na publicação
- rótulos automáticos para conteúdos idênticos caso sejam publicados em outro lugar no Instagram ou no Facebook
Como penalização, o Instagram pode chegar a desativar contas que publicam informações falsas repetidamente e que não cumprem as Diretrizes da Comunidade.