Música

R.E.M faz apresentação surpresa após 16 anos; relembre shows no Brasil

Banda R.E.M foi introduzida oficialmente no hall da fama de compositores durante a cerimônia

R.E.M surpreendeu o público presente no Songwriters Hall of Fame, na noite desta quinta, dia 13, em Nova York R.E.M surpreendeu o público presente no Songwriters Hall of Fame, na noite desta quinta, dia 13, em Nova York  - Foto: @korno / X / Reprodução / CP

O R.E.M surpreendeu o público presente no Songwriters Hall of Fame, na noite desta quinta, 13, em Nova York. A banda - que não se apresentava ao vivo desde 2008 - subiu ao palco para cantar "Losing My Religion", contando inclusive com a presença de Bill Berry, baterista que saiu da banda em 1997.


A quebra do hiato marca um momento especial, já que o R.E.M foi introduzido oficialmente no hall da fama de compositores durante a cerimônia. "A composição é a base da razão pela qual nos reunimos", disse o vocalista, Michael Stipe, à AFP.



Curiosamente, os integrantes haviam negado, horas antes do evento, que voltariam a tocar juntos: "Precisaria de um cometa para isso acontecer", brincou o baixista, Mike Mills, em entrevista à CBS Morning. O guitarrista, Peter Buck, complementou: "Nunca seria tão bom".

A banda teve fim após a turnê do álbum "Collapse Into Now", de 2011. Sobre a decisão, Buck revela não haver arrependimento: "Mal conseguíamos concordar sobre onde ir jantar. E agora já conseguimos chegar num acordo sobre isso. Acho que paramos na hora certa. Foi um ótimo momento, sabe - ótima turnê, ótimo álbum, vá para casa", disse.

Já que as expectativas para uma nova turnê são quase nulas, resta relembrar as passagens que o R.E.M fez no Brasil: em 2001, no Rock In Rio, e em 2008, durante turnê do álbum "Accelerate", que aconteceu em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

1. No Rock In Rio tocando 'The One I Love', hit do álbum Document

A apresentação, para mais de 180 mil pessoas, foi considerada a maior da carreira do R.E.M.


2. Em São Paulo, em 2008, tocando Everybody Hurts (considerada a "Canção Mais Triste de Todos os Tempos" pelo site OnePoll)



Durante o show em São Paulo, que contou com cobertura do Estadão, o vocalista, Michael Stipe prestou homenagem ao então recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sendo aplaudido pelos fãs.

O R.E.M foi formado em 1980 e tem ao todo 15 álbuns de estúdio lançados.

 

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter