Logo Folha de Pernambuco

televisão

"Vale tudo": Renato Góes fala de ansiedade com remake e admiração por Antonio Fagundes, o Ivan de 98

Ator vai fazer par romântico com Taís Araujo; segundo a autora, Manuela Dias, a "química dele" com a atriz "saltou na tela"

O ator Renato GóesO ator Renato Góes - Foto: Redes Sociais/Reprodução

Passaram-se dois meses entre o dia que Renato Góes fez o teste até a resposta final: era dele o papel de Ivan no remake de " Vale tudo", escrito por Manuela Dias e com estreia prevista para o fim de março na faixa das 21h da TV Globo.

Foram semanas de ansiedade, mas ele finalmente estava dentro da repaginação de um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères exibida originalmente em 1988, com Antonio Fagundes no papel que hoje cabe ao artista de Recife.

"Fiquei muito ansioso, muito angustiado, ninguém me dava essa informação" contou Renato, no intervalo de uma cena da novela que o Globo acompanhou a gravação.

"E quando se quer muito um trabalho, qualquer coisa que toca no telefone você acha que é alguém para te dar essa resposta"

Ivan é um dos principais papéis masculinos da trama, tanto na de 1988 quanto na de 2025. A versão atual, segundo Manuela Dias, terá atualizações, mas a essência dos personagens segue a mesma.

Ivan é formado em Administração, tem um ótimo currículo, mas começa a novela com dificuldades em se destacar no mercado de trabalho.

Ele se envolve romanticamente com Raquel (Regina Duarte nos anos 1980 e, hoje, Taís Araujo), uma mulher muito honesta que vai para o Rio em busca da filha, a mal caráter e golpista Maria de Fátima (Gloria Pires/Bella Campos). Para a autora, Ivan "tinha que ser" Renato.

"Fizemos experiências com alguns atores" disse Manuela.

"Eu não chamo de teste, porque ninguém testa Renato Góes, Paolla Oliveira... São artistas consagrados que, mesmo assim, entenderam a complexidade do processo de escalação e tiveram muita generosidade para participar dessa experiência. A química dele com a Taís saltou na tela e vimos que tinha que ser ele"

A profundidade do personagem ("uma balança entre a Raquel e a Maria de Fátima", define o ator) e de toda a novela, que coloca na mesa questões como ética, moral, inclusive dentro das próprias relações familiares, é uma das razões pelas quais Renato queria tanto estar no projeto.

Outra era o fato de poder interpretar um personagem que foi vivido, originalmente, por Fagundes.

"Quando soube que era o Ivan, também mexeu muito comigo pela admiração que eu tenho por ele, pela responsa, pelo lugar que ele encontra nos personagens".

Renato pediu para o amigo Rômulo Estrela o contato do ator e, até o dia desta entrevista, não havia tido coragem de mandar uma mensagem.

"Já ensaiei tantas vezes, já fiz tantos rascunhos. Só ele que que vai saber o que tem ali, mas com certeza quero passar toda a minha gratidão, orgulho e realização de estar nesse lugar. Tentar que ele saiba o quão importante para mim é fazer isso" disse Renato, que tinha 2 anos quando "Vale tudo" foi ao ar e, agora, assistiu à novela até o capítulo 30, no Globoplay.

Veja também

Newsletter