Reside Festival destaca projetos internacionais de dramaturgia em nova edição
Evento, que ocorre a partir desta terça-feira (20), leva leituras dramatizadas aos palcos dos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho
De volta ao formato presencial, o Reside Festival realiza a sua quarta edição. Desta terça-feira (20) até 28 de setembro, o evento - que integra a articulação de festivais “Cena Expandida” - leva aos teatros Hermilo Borba Filho e Apolo leituras dramatizadas que nasceram de colaborações internacionais.
Em 2019, o Reside já havia integrado o Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, que promoveu um intercâmbio entre autores brasileiros e franceses. Desta vez, a troca é com a produção dramatúrgica holandesa.
A nova edição do projeto apresenta cinco textos de autores holandeses contemporâneos, traduzidos por artistas brasileiros. Em Pernambuco, haverá leitura dramatizada de “Planeta Tudo”, de Esther Gerritsen, com tradução de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. A apresentação ocorre no Teatro Hermilo Borba Filho, no dia 28, às 19h.
Leia também
• "Ciel Ao Vivo": show gravado em maio chega às plataformas digitais no dia 23 de setembro
• Bita: novo show reforça amor e consciência social aos pequenos
• João Câmara lança livro de contos que misturam realidade e ficção
Com direção de Rodolfo, que integra a companhia teatral Os Satyros, de São Paulo, a leitura será conduzida pelo Coletivo Caverna, de Pernambuco. Após a sessão, será lançada a coleção de livros do projeto, com cinco volumes, editada pela editora Cobogó.
Também ganha destaque na programação do Reside o Bombón Gesell-Violência e Justiça na Ibero-América, projeto curatorial colaborativo internacional realizado em parceria com o Festival de Teatro Bombón, da Argentina. Serão lidos textos criados a partir de uma residência virtual com artistas de diferentes países, como “O Aquário”, de Janaína Leite (SP), no Apolo, no dia 22, às 19h.
“Colors Bars”, do pernambucano Giordano Castro, ganha leitura no dia 23, às 19h, no Hermilo. Logo após, é a vez de “Os Titãs”, da dramaturga argentina Paola Trazuk, que terá apresentação do ator potiguar José Neto Barbosa.