Logo Folha de Pernambuco

CULTURA

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha

Baseado em livro de Milton Hatoum, longa de Marcelo Gomes narra a saga de imigrantes libaneses na flores amazônica no Brasil no pós-guerra

'Retrato de um certo Oriente': premiado na Espanha'Retrato de um certo Oriente': premiado na Espanha - Foto: Divulgação

Em cartaz nos cinemas desde quinta-feira (21), "Retrato de um certo Oriente", de Marcelo Gomes, foi consagrado no sábado (24) com o prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha. Baseada no aclamado livro de estreia de Milton Hatoum, "Relato de um certo Oriente", publicado em 1989 e premiado com o Jabuti de Melhor Romance, a coprodução ítalo-brasileira narra a saga de imigrantes libaneses no Brasil, explorando temas como memória, paixão e preconceito.

Após a estreia mundial no Festival de Cinema de Rotterdam, o filme foi exibido também no Festival do Rio e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com elogios da crítica especializada.

Ambientado na floresta amazônica, o longa do diretor pernambucano de "Cinema, aspirinas e urubus", filmado em preto e branco, acompanha a jornada de dois irmãos católicos em fuga da guerra no Líbano de 1949 que embarcam rumo ao Brasil. Durante a travessia, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar, o que acentua o ciúme de seu irmão Emir, levando a consequências trágicas.

Para os papéis principais, Marcelo Gomes escalou atores libaneses, Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour. “A presença desses atores traz para mim uma verdade. E cada um deles me mostrou sutilezas de sua cultura e de sua religião que enriqueceram o filme”, resume o diretor.

Veja também

Newsletter