Reconhecimento

Revista Continente é premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte

Cerimônia de entrega será nesta quarta (14)

Mário Hélio, idealizador da Revista ContinenteMário Hélio, idealizador da Revista Continente - Foto: Leopoldo Nunes Conrado/Cepe/divulgação

Produzida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a revista Continente venceu o prêmio Prêmio Antônio Bento por sua contribuição para a cultura nacional em 2023.

O prêmio é dado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), e a solenidade de entrega será nesta quarta-feira (14), às 18h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a presença do presidente da Cepe, João Baltar Freire, e do jornalista e editor da revista, Mário Hélio.

Revista de jornalismo cultural, a Continente foi lançada há 24 anos, em dezembro de 2000, e é uma das mais antigas da área em circulação no País, com tiragem trimestral.

 "É uma perenidade impressionante", diz Mário Hélio, idealizador da revista e atual superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe.

“A indicação e a escolha da revista para receber o prêmio da ABCA, numa votação espontânea, evidencia o compromisso da Continente com o jornalismo cultural de boa qualidade, que colocamos em prática há mais de 20 anos”, declara o presidente da Cepe, João Baltar.”

Esta é a segunda indicação da Continente ao prêmio da ABCA - a primeira foi em 2018. Desta vez, a revista teve a indicação e conquistou a premiação, numa votação espontânea dos associados da entidade. 

O Prêmio Antônio Bento é uma distinção oferecida à mídia pelos bons serviços na divulgação das artes visuais.  Instituído em 1978, o prêmio da ABCA, ressalta Mário Hélio, é um reconhecimento à trajetória da Continente, que abriu espaço para a divulgação das artes visuais desde a edição de número 0, com o artista plástico João Câmara na matéria de capa.

Mário Hélio resssalta que, em todo esse tempo, em nenhum momento a revista deixou de abordar as artes plásticas. A edição de nº 276, a mais recente, por exemplo, trouxe de brinde para os leitores uma gravura criada exclusivamente para a Continente pelo xilógrafo e cordelista J. Borges, que faleceu no dia 26 de julho último, e texto sobre a pintora pernambucana Lúcia de Barros Carvalho (Suanê), falecida em 2020.


 

Veja também

Espetáculo sobre violência sofrida por uma mulher negra ganha exibição gratuita no Agreste
TEATRO

Espetáculo sobre violência sofrida por uma mulher negra ganha exibição gratuita no Agreste

Luiz Melodia - No Coração Do Brasil", abre Festival Internacional do Documentário Musical
AUDIOVISUAL

Luiz Melodia - No Coração Do Brasil", abre Festival Internacional do Documentário Musical

Newsletter