Logo Folha de Pernambuco

Literatura

Ricardo Cavalieri vence Maurício de Sousa e é eleito para Academia Brasileira de Letras

Filólogo vai ocupar cadeira número 8, antes da autora Cleonice Berardinelli

Filólogo Ricardo CavalieriFilólogo Ricardo Cavalieri - Foto: Reprodução

O filólogo Ricardo Cavalieri foi eleito na tarde da última quinta-feira (27) para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupará a cadeira número oito, antes pertencente à autora Cleonice Berardinelli, falecida em janeiro deste ano.

Recebendo 35 votos, o escritor de 69 anos venceu nomes como os escritores Joaquim Branco e Eloi Angelos G. D'Arachosia, o advogado José Alberto Couto Maciel e o quadrinista Maurício de Sousa, que recebeu apenas dois votos.

A disputa também foi marcada pela participação do jornalista e produtor James Akel, que usou a oportunidade para atacar Maurício de Sousa e declarar em entrevista que “gibis não são literatura”.

Mesmo derrotado, Maurício de Sousa poderá concorrer em outra eleição, como fez o próprio Cavalieri. O quadrinista se pronunciou sobre a vitória do filólogo.

"Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavalieri por sua entrada na ABL. Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura. Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras", disse.

Currículo
Aos 69 anos, Ricardo Cavaliere é graduado em Letras (Português/Inglês) e Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela UFRJ, e Doutor em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas), pela UFRJ

Cavaliere também é membro da Academia Brasileira de Filologia, do Conselho Editorial da Editora Lexikon, da Editora Lucerna e da Revista Todas as Letras, além de diretor da Revista Confluência.

 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

"Amor da Minha Vida": série com Bruna Marquezine estreia no Disney+
Streaming

"Amor da Minha Vida": série com Bruna Marquezine estreia no Disney+

Newsletter