Logo Folha de Pernambuco

Cultura Popular

Roda de Mestres Poesias em Seis celebra o Maracatu em Nazaré da Mata, neste domingo (26)

A história do Maracatu de Baque Solto, a sua beleza e os seus desafios serão discutidos por seis grandes mestres

Os mestres de Maracatu da Mata Norte estarão reunidos em Nazaré da Mata, neste domingo (26)Os mestres de Maracatu da Mata Norte estarão reunidos em Nazaré da Mata, neste domingo (26) - Foto: Divulgação

O passado, o presente e o futuro vão se encontrar no próximo domingo (26), em frente à sede do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata. A partir das 11h, terá início a Roda de Mestres Poesias em Seis - botando a voz no brinquedo. A história secular do Maracatu de Baque Solto (MBS) estará presente na poesia e no diálogo entre seis mestres, todos de uma mesma raiz familiar, unidos pelo afeto e também pelo amor à cultura popular.

São estrelas comprometidas não apenas com a brincadeira de hoje, mas com passar a tradição para as próximas gerações, com as adaptações que a contemporaneidade pede, sem esquecer de todos os que deram origem a essa arte. Um dia antes, no sábado (25), a Roda de Mestres vai ser registrada em vídeo para salvaguardar o Maracatu Rural, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014.

O anfitrião do grande encontro será o mestre João Paulo, do Leão Misterioso de Nazaré da Mata, o Papa do Maracatu, o próprio Leão, que além de emocionar através do seu trabalho, sempre fez questão de revelar novos talentos da cultura popular, como fez com o irmão e os primos. Zé Joaquim, do Leão Coroado de Buenos Aires; Barachinha do Estrela Dourada da mesma cidade; Veronildo do Águia Misteriosa de Nazaré da Mata; Edmilson João do Leão Teimoso de Lagoa de Itaenga e Pedrinho Gabriel do Leão Formoso também de Nazaré da Mata são os mestres que vão marcar presença na Roda.

“A gente convida todo mundo a participar da Roda de Mestres. Um momento de brincadeira e de alegria mas também de reivindicações, afirmações e defesas dessa cultura. Muitos temas serão debatidos entre nós, mestres de uma mesma família, irmão e primos”, convocou o mestre João Paulo.

Alexandre Veloso é coordenador do projeto cultural Sonoras do Maracatu de Baque Solto Leão Misterioso, do qual a Roda de Mestres faz parte. De acordo com ele, o registro em vídeo vai ser importante para a preservação da memória dessa dança, música e poesia.

“Todo o projeto constitui uma grande oportunidade de registro histórico das formas de cantar desses mestres, que são diferentes, apesar de eles virem de uma mesma escola. E o nome Sonoras se refere ao cantar da poesia, o nosso foco principal. Nesse contexto, o mestre João Paulo é como uma fonte primária, ele vai deixar um legado junto com a sua família. As pessoas vão poder aprender mais, através dos próprios mestres, sobre o cantar Maracatu”, comentou Alexandre.

O Papa do Maracatu trouxe seu irmão e primos, para cantar marcha, samba, versos e rimas de maracatu. Primeiro, introduziu o irmão como contramestre e depois passou a bengala, o apito e o chapéu para que assim surgisse o mestre Zé Joaquim. Com seu estilo marcante, com uma poesia organizada, canta contando histórias, crônicas. Com o mesmo início de contramestre, degrau de aprendizado no meio maracatuzeiro, Mestre Barachinha também foi iniciado e apresentado aos terreiros, sedes e praças, mundo afora, primeiro respondendo e depois cantando, liderando e tornando-se um grande mestre.

Veronildo, Edmilson João e Pedrinho Gabriel também são primos do anfitrião que tornaram-se mestres pela experiência que adquiriram após anos de dedicação ao Maracatu de Baque Solto.

A Roda de Mestres Poesias em Seis - botando a voz no brinquedo é uma das quatro atividades públicas a serem promovidas pelo projeto cultural SONORAS do Maracatu de Baque Solto Leão Misterioso. Ainda serão realizados dois ensaios e uma sambada de pé de parede. Um dos ensaios já tem data marcada: 13 de janeiro de 2024. O projeto tem incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ; da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Serviço:

Roda de Mestres Poesias em Seis - botando a voz no brinquedo

Dia: 26/11/2023, domingo.
Hora: 11h
Local:  Em frente a Sede do Maracatu Leão Misterioso, no Alto do Paraíso – Juá. Perto do Tiro de Guerra, em Nazaré da Mata.

 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter