Estados Unidos

Rolling Stones ameaça processar Donald Trump por uso de canções em campanha

Presidente americano vem usando a canção "You Can't Always Get What You Want" em seus eventos de campanha

Mick Jagger, integrante dos Rolling StonesMick Jagger, integrante dos Rolling Stones - Foto: Kamil Krzaczynski/AFP

O grupo de rock britânico Rolling Stones ameaçou processar o presidente americano, Donald Trump, se ele continuar usando a canção "You Can't Always Get What You Want" em seus eventos de campanha.

Os roqueiros estão em contato com o órgão americano de proteção de direitos autorais musicais, o BMI, que anunciou que qualquer uso de uma obra do lendário grupo britânico durante a campanha eleitoral de Trump para a reeleição em novembro violaria o contrato de licença com a organização.

"O IMC informou à equipe de campanha de Trump, em nome dos Stones, que o uso não autorizado de suas músicas constituiria uma violação de seu contrato de licença", diz um comunicado divulgado pelo portal de informações Deadline, com sede em Hollywood.

 

O artigo do Deadline foi retuitado pela conta oficial do lendário grupo no Twitter. "Caso Donald Trump o ignore e insista, será processado por quebrar o embargo e por ter tocado música não autorizada", reforça a nota.

Vários artistas se recusaram a permitir que Donald Trump use suas músicas. O grupo de rock Queen também proibiu o uso de uma de suas canções mais conhecidas - "We Are the Champions" -, em uma aparição de Trump na Convenção Nacional Republicana, em 2016. No Twitter, o grupo explicou que a música foi usada "contra sua vontade". Adele, R.E.M, Neil Young, entre outros artistas, ou seus herdeiros, também denunciaram o uso de suas obras em atividades políticas republicanas.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter