RÚSSIA

Rússia acrescenta escritor Boris Akunin em lista de 'terroristas e extremistas'

Autor estava sob uma investigação por desacreditar o exército

Boris Akunin em foto de 2012Boris Akunin em foto de 2012 - Foto: Kirill Kudyavtsev/AFP

Boris Akunin, que vive em exílio desde 2014, foi adicionado nesta segunda-feira (18), pela Rússia, na lista de personalidades "terroristas e extremistas", em uma nova demonstração da repressão aos críticos do Kremlin.

As autoridades adicionaram Grigóri Shálvovich Chjartishvíli, nome de batismo do autor, à lista da Rosfinmonitoring - serviço russo de monitoramento financeiro -, confirmou a AFP.

"Os terroristas me declararam terrorista", o autor reagiu em seu perfil no Facebook.

Uma fonte informou nesta segunda-feira, à agência Interfax, que o autor estava sob uma investigação por desacreditar o exército, iniciada na semana passada.

 

O escritor, nascido na Geórgia em 1956, uma então república soviética, é conhecido na Rússia por seus romances policiais históricos, como a saga "As Aventuras do Detetive Fandórin", um herói da era czarista.

Antes de se exilar em Londres, onde reside desde 2014, Akunin se pronunciou contra a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.

Em 24 de fevereiro de 2022, lamentou o início de uma "guerra absurda". No Facebook, escreveu que "a loucura ganhou".

"A Rússia é administrada por um ditator mentalmente transtornado e, pior ainda, obedece à sua paranoia", destacou o escritor.

Várias ONGs e meios de comunicação denunciam um expurgo cultural, iniciado em 2022 pelas autoridades russas contra artistas que criticam a ofensiva na Ucrânia.

Por outro lado, o governo incentiva e financia artistas e produções culturais que apoiam a operação na ex-república soviética.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter