Primeiro envolvido em disparo de Alec Baldwin que matou diretora em set é condenado
Assistente de direção ficará seis meses em liberdade condicional após acordo judicial
O primeiro assistente de direção de "Rust", o filme estrelado por Alec Baldwin no qual a diretora de fotografia foi morta durante as filmagens por um disparo de arma de fogo feito pelo ator, foi condenado nesta sexta-feira a seis meses de liberdade condicional após um acordo judicial.
A condenação, por manuseio inseguro de arma de fogo, é a primeira neste caso que chocou Hollywood. Foi esse primeiro assistente, Dave Halls, quem entregou a Baldwin, em 21 de outubro de 2021, uma arma supostamente carregada com balas de festim, que o ator disparou, matando Halyna Hutchins e ferindo o diretor do filme, Joel Souza.
Halls, de 63 anos, deu a arma a Baldwin, informando-o de que era "legal", o que significa que não era perigosa no jargão de Hollywood. Baldwin, assim como a armeira Hannah Gutierrez-Reed foram acusados de homicídio culposo. Se condenados, eles podem pegar até 18 meses de prisão e multa de US$ 5.000.
Leia também
• Alec Baldwin se declara inocente por homicídio involuntário no set de "Rust"
• Família de vítima processa Baldwin por disparo no set de "Rust"
• "A tristeza que carrega todos os dias parte meu coração", diz esposa de Alec Baldwin em post
A investigação policial busca apurar como pode ter havido munição real no set de filmagem em uma fazenda no Novo México, o que é estritamente proibido, justamente para evitar acidentes. A polícia concluiu que Gutierrez-Reed colocou a munição na arma usada por Baldwin, em vez de uma bala falsa.
O promotor Kari Morrissey apontou durante a audiênciaque Halls, também coordenador de segurança e a "última linha de defesa" no set, não havia "verificado todos os cartuchos" no arma para confirmar que eram balas sem pólvora.
Baldwin, 64, conhecido pela série "30 Rock", sempre disse ter certeza de que sua arma era inofensiva. Ao se declarar culpado na sexta-feira, Halls concordou em testemunhar no futuro sobre o assunto.