Prêmio Machado de Assis

Ruy Castro ganha o prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto da obra

O jornalista tem mais de 50 anos de carreira e é considerado um dos principais biógrafos do país

Ruy CastroRuy Castro - Foto: Divulgação

O escritor carioca Ruy Castro é o vencedor deste ano do prêmio Machado de Assis, em que a Academia Brasileira de Letras destaca o conjunto da obra de um autor nacional.

Castro, de 73 anos, se notabilizou como um dos principais biógrafos do país, tendo escrito sobre a vida do dramaturgo Nelson Rodrigues em "O Anjo Pornográfico", da cantora Carmen Miranda em "Carmen" e do jogador Garrincha em "Estrela Solitária", pelo qual venceu o Jabuti.

Jornalista com mais de 50 anos de carreira e autor de quatro colunas por semana no jornal Folha de S.Paulo, Castro também se dedicou a esquadrinhar o Rio de Janeiro, em livros como "Ela É Carioca" e "Metrópole à Beira-Mar", e a história musical brasileira, em obras como "A Noite do Meu Bem" e "Chega de Saudade".
 


O prêmio Machado de Assis, um dos principais troféus da literatura brasileira, é escolhido pelos imortais da Academia desde 1941, mas estava suspenso desde 2017 devido à crise econômica. Foi retomado agora com patrocínio da Light, que garante sua existência por mais dez anos.

Já foram agraciados com o prêmio, que oscila entre intelectuais e escritores de ficção, autores como Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Rubem Fonseca, Silviano Santiago, Ferreira Gullar, Ana Maria Machado e Antonio Candido. O mais recente foi o historiador baiano João José Reis.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter