Audiovisual

Ruy Guerra: 90 anos do cineasta em mostra de filmes no Itaú Cultural

Cineasta e compositor moçambicano naturalizado brasileiro ganha homenagem no streaming do com programação especial

"O Homem que Matou John Wayne" é um dos filmes em cartaz na plataforma"O Homem que Matou John Wayne" é um dos filmes em cartaz na plataforma - Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (13), a plataforma de streaming do cinema do Itaú Cultural Play acrescenta ao seu catálogo mostra de filmes dedicada ao cineasta Ruy Guerra. 

Com dois longas-metragens do diretor, “Os Cafajestes e Os Fuzis, e dois documentários realizados em sua homenagem, “O Homem que Matou John Waynee Cinema de Guerra – o Fora de Quadro”, a programação celebra os 90 anos de um dos grandes criadores do cinema brasileiro. 

Na segunda-feira (16), ele participa ainda do podcast +70, programa de entrevistas do site do Itaú Cultural.

Podcast +70
Ruy Guerra também ganha destaque como entrevistado do podcast +70, programa de entrevistas do Itaú Cultural que interpreta o Brasil por meio das histórias, reflexões e realizações de personalidades da música, literatura e cinema. 

 

Criada em 2015, em entrevistas com vídeo, a série reuniu depoimentos de diferentes personalidades do meio musical que têm mais de 70 anos. Elza Soares, Jair Rodrigues e Leci Brandão foram alguns dos convidados do programa que, agora, estreia em formato de podcast.

Com os bate-papos conduzidos por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música da instituição, às segundas-feiras, serão apresentados 10 capítulos no total.  No dia 23 a entrevistada será a educadora Lydia Horélio. Fechando o mês, no dia 30, a conversar será com o jornalista e escritor pernambucano Raimundo Carrero. 

Nesta estreia do podcast, Guerra, poeta, dramaturgo e compositor, além de diretor de cinema, como é mais conhecido, fala sobre sua vida em Moçambique, onde nasceu em 21 de agosto de 1931, de sua chegada ao Brasil e de sua vida no país.

Ele comenta, ainda, o seu intercâmbio intelectual e artístico com brasileiros que resultou em produções reverenciadas há seis décadas pela crítica e pelos espectadores.

A Enciclopédia Itaú Cultural também tem um verbete sobre o diretor, em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4050/ruy-guerra

Glauber Rocha
O cineasta baiano Glauber Rocha, um dos expoentes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970, também ganha destaque no catálogo do Itaú Cultural Play.

No próximo dia 22, faz 40 anos de sua morte e o público vai poder recordar sua obra na plataforma de streaming da instituição.

Destaque para Deus e o diabo na terra do sol, filme com maior número de acessos à plataforma desde o seu lançamento em junho. A produção, exibida em Cannes, em 1964, provocou grande aceitação na prestigiosa crítica francesa e ingressou no circuito dos grandes festivais europeu. 

De Glauber, o público pode conferir, ainda, os filmes Terra em transe, A Idade da Terra, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, Barravento, Pátio e Câncer. 

O verbete sobre Glauber Rocha está disponível na Enciclopédia Itaú Cultural em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10814/glauber-rocha

Itaú Cultural Play
Lançada no último 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. 

Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. 

Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.
 

Serviço

Itaú Cultural Play

Mostra Ruy Guerra

13 de agosto de 2021

Em www.itauculturalplay.com.br

 

Os fuzis (1963)
Duração: 84 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)

Os cafajestes (1962)

Duração: 100 min

Classificação indicativa: 14 anos (drogas lícitas e nudez)

O homem que matou John Wayne (2015)

De Bruno Laet e Diogo Oliveira

Duração: 70 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria, drogas lícitas e nudez)

Cinema de Guerra – o fora de quadro (2020)

De Diogo Oliveira

Duração: 3 min

Classificação indicativa: Livre

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter