'Salamandra': filme pernambucano estreia no Brasil na Mostra de São Paulo
Primeiro filme do diretor Alex Carvalho foi todo filmado no Recife
“Salamandra”, primeiro longa-metragem do diretor pernambucano Alex Carvalho, fará sua estreia no Brasil na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme participa da competição de novos diretores, com três exibições presenciais em salas de cinema paulistanas, a partir deste domingo (24).
Filmado inteiramente no Recife, o longa teve seu lançamento mundial no Festival de Vneza, em setembro. A produção é protagonizada pela francesa Marina Föis, no papel de Catherine, e Maicon Rodrigues, que dá vida ao jovem Gilberto.
O filme é baseado no romance do médico e escritor francês Jean-Christophe Rufin, que foi adido cultural do Consulado Geral da França em Recife de 1989 a 1990. A história é centrada em Catherine, que lida com diversos questionamentos emocionais e busca experimentar a vida no Brasil, onde vive sua irmã. Em uma tarde na praia, ela conhece um jovem, com quem cria uma relação improvável e que se torna o fio condutor nessa narrativa de busca de si mesmo e de novas perspectivas.
Leia também
• Mostra recebe Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual nesta segunda (25)
• Filme 'Curupira' é atacado no Twitter por mostrar lenda como personagem de terror
• Cabeça de Nêgo' mostra força do cinema negro para jovens no Brasil
No elenco, também estão nomes como Bruno Garcia, Allan Souza Lima e Anna Mouglalis. O filme conta com a coprodução de Canal Brasil e Telecine. As sessões na Mostra de São Paulo ocorrem neste domingo (24), às 20h20, no Petra Belas Artes; no dia 27 de outubro, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema; e no dia 01 de novembro, às 16h20, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca.