Salman Rushdie: Suspeito de ataque é acusado de tentativa de homicídio
Hadi Matar, de 24 anos, foi detido esta sexta-feira, depois do ataque e não tem direito a fiança
O homem suspeito de atacar o escritor Salman Rushdie na sexta-feira (12) foi acusado de tentativa de homicídio e agressão, disse o Gabinete do Procurador Distrital de Chautauqua, no Estado de Nova York. Hadi Matar, de 24 anos, é de Fairview, Nova Jersey. Com o cabelo raspado e usando roupas camufladas por baixo de um casaco preto, ele foi preso pela polícia de Nova York, logo após ao ataque. Segundo a polícia, a motivação do crime não foi ainda esclarecida.
“O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Matar, foi agora formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau”, disse o procurador-geral do condado de Chautauqua, Jason Schmidt, em comunicado.
"Matar foi processado por essas acusações ontem à noite e colocado em prisão preventiva sem fiança", acrescentou o Ministério Público.
Segundo o El País, Matar é originário do Líbano e sua família vem da cidade de Yaroun, no sul do país. O presidente local destacou que os pais de Matar emigraram para os Estados Unidos e que ele nasceu e foi criado lá. O promotor Jason Schmidt explicou que as agências de aplicação da lei estaduais e federais, incluindo as de Nova Jersey, estão trabalhando para entender o planejamento e a preparação que precedeu o ataque e determinar se acusações adicionais devem ser feitas.
Leia também
• Salman Rushdie respira por aparelhos e pode perder olho
• Escritor britânico Salman Rushdie passa por cirurgia após ser apunhalado nos EUA
• Polícia de Nova York identifica o responsável por atacar escritor Salman Rushdie
Um representante do grupo armado libanês Hezbollah negou que a organização tenha participado do ataque ao escritor britânico Salman Rushdie. O grupo diz não ter informações sobre o motivo do atentado.
"Não sabemos nada sobre esse assunto, então não comentaremos", afirmou um representante do grupo à agência de notícias Reuters.
O escritor anglo-indiano Salman Rushdie, de 75 anos, respira por meio de ventilação mecânica após receber múltiplas facadas enquanto falava em uma conferência em Nova York, nesta sexta-feira. Ele passou por uma cirurgia e segundo seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, ainda não conseguia falar. "As notícias não são boas", disse ele, em mensagem enviada ao The New York Times.
O autor de 'Versos satânicos' corre o risco de perder um olho e teve o fígado e os nervos de um dos braços atingidos pelos golpes, segundo Wylie. Um dos ferimentos do autor foi no lado direito do pescoço e no abdome. Relatos de outras testemunhas dizem que o escritor recebeu de 10 a 15 golpes. Rushdie foi levado do local de helicóptero por socorristas.
Ralph Henry Reese que estava entrevistando o escritor também sofreu um leve ferimento na cabeça. Ele recebeu alta de um hospital na tarde de sexta-feira. Em uma declaração enviada ao jornal americano por e-mail, Reese chamou Rushdie de "um dos grandes defensores da liberdade de expressão e liberdade de expressão criativa".