Sandy, Boca Rosa e Lore Improta: veja famosas que, como Claudia Raia, tiveram diástase abdominal
Condição, que é mais comum em mulheres grávidas pode causar dores na lombar e flacidez; saiba mais
Na última terça-feira (3), Claudia Raia participou do Mais Você e contou como está a vida depois do nascimento de seu terceiro filho, Lucca, de cinco meses.
Entre as alegrias de ter o recém nascido, a atriz contou que precisou passar por cirurgia na barriga porque apareceram hérnias durante a gravidez e foi diagnosticada com diástase abdominal (deformação do abdome pelo afastamento dos músculos abdominais, causando flacidez e dor na lombar).
Além de Claudia Raia, nomes como Bianca Andrade, Lorena Improta, Giovanna Antonelli, Sandy, Thaís Fersoza e Drew Barrymore compartilharam que sofreram com a diástase abdominal.
Entenda a diástase abdominal
A diástase acontece quando os músculos do abdômen se afastam e é mais recorrente em mulheres grávidas a partir do terceiro trimestre de gestação. Pode ser que o abdômen volte ao normal até seis meses após o parto, mas, caso o problema persista, algumas situações só podem ser resolvidas com intervenção cirúrgica.
Leia também
• Zé Celso: entenda os graves riscos de uma queimadura no corpo
• Amiga de Madonna posta atualização sobre quadro de saúde da cantora: "Está forte'"
• Dramaturgo Zé Celso é internado em São Paulo com queimaduras no corpo
A melhor forma de prevenir ou minimizar o agravamento da diástase é fortalecer as musculaturas do core, que é um conjunto de músculos que inclui os glúteos, estabilizadores de coluna, transverso do abdômen e oblíquos do abdômen.
Mesmo depois da incidência da diástase, é necessário que os mesmos exercícios de fortalecimento continuem sendo feitos para que o quadro não se agrave.