Logo Folha de Pernambuco

"Fecho"

Secretário de Cultura de Salvador critica Claudia Leitte por substituir nome de orixá em hit de axé

Cantora baiana causou polêmica ao alterar parte da letra do hit "Caranguejo", substituindo o nome do orixá Imenjá por "Yeshua", que significa Jesus em hebraico

Pedro Routinho, secretário de Cultura de Salvador, criticou a cantora Claudia LeittePedro Routinho, secretário de Cultura de Salvador, criticou a cantora Claudia Leitte - Foto: Secult-Salvador/Divulgação

Depois da repercussão negativa causada pela cantora baiana ao alterar parte da letra do hit "Caranguejo", substituindo o nome do orixá Imenjá, também conhecida popularmente por Odoyá - a orixá da religião Yorubá que significa “Rainha das águas, mares e oceanos” -  por "Yeshua", o Jesus na língua hebraica, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, publicou uma crítica a artista em suas redes sociais.

Na postagem feita no Instagram nesta terça (17), sem citar nomes, Tourinho relembra o caso em que a artista mudou o nome da Orixá Iemanjá da letra. Na letra original da canção "Caranguejo", dos compositores Alan Moraes, Durval Luz e Luciano Pinto, os versos "Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá" foram substituídos nas últimas apresentações de Leitte, por "Joga flores/Eu canto meu rei Yeshua". 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pedro Tourinho (@pedrotourinho)

Na sua crítica, Pedro Tourinho citou que o axé, gênero musical cantado por Claudia Leitte, tem origem e cacterísticas de religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda e fez uma dura crítica a atitudes como a de Leitte, que ele considerou "racistas".

"Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo", escreveu. 

Nos comentários, a também cantora baiana Ivete Sangalo concordou com a publicação, apoiando com emojis de palmas. Outros artistas do axé baiano e de outros gêneros também curtiram o post, a exemplo da rainha de bateria Quitéria Chagas, da escola Império Serrano. "Cirúrgico e perfeito. Tanto no Axé quanto no carnaval acontecem a mesma problemática", comentou a sambista. 

Veja também

Murakami diz que foi um "péssimo estudante" ao receber título honorário em universidade
diploma honorário

Murakami diz que foi um "péssimo estudante" ao receber título honorário em universidade

Almodóvar presta homenagem com fotos a Marisa Paredes, morta aos 78 anos
homenagem

Almodóvar presta homenagem com fotos a Marisa Paredes, morta aos 78 anos

Newsletter