Logo Folha de Pernambuco

Concurso Cultural

Seguem abertas inscrições para Concurso Internacional de Ensaios Prêmio Gilberto Freyre 2022/2023

Pesquisadores da obra de Gilberto Freyre podem submeter trabalhos até o dia 15 de novembro

Sociólogo e historiador Gilberto FreyreSociólogo e historiador Gilberto Freyre - Foto: Acervo / Fundação Gilberto Freyre

Seguem abertas até o próximo dia 15 de novembro as inscrições para o II Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2022/2023. Realizado pela Fundação Gilberto Freyre (FGF) em parceria com a Global Editora, o prêmio tem o intuito de estimular a escrita e a pesquisa acerca de torno de Gilberto Freyre e da sua obra. 

Será premiada a melhor análise e interpretação da obra de Gilberto Freyre. As teses podem compreender as várias facetas intelectuais do pernambucano, quais sejam: antropólogo, sociólogo, historiador social, escritor, pensador, político, tropicólogo, jornalista, conferencista e educador.

 

Para o presidente da Fundação Gilberto Freyre, Fernando Freyre Filho, o concurso tem papel essencial na missão de manter vivo o legado do pensador pernambucano.

“A obra de Gilberto Freyre é muito rica e diversa e tem servido como base para pesquisadores das mais diversas áreas. Ao longo dos anos, temos recebido a inscrição de trabalhos relacionados desde a gastronomia até a temas como política e religião. Nossa missão é justamente manter vivo o legado de Gilberto, a partir de releituras e novos olhares que vão sendo lançados sobre a sua produção bibliográfica. O concurso tem um papel essencial nesta missão”.
 

Casa-Museu Magdalna e Gilberto FreyreCasa-Museu Magdalena e Fundação Gilberto Freyre

Para inscrever um trabalho – feito que deve ocorrer por meio de correspondência física - ele precisa ser inédito, ou seja, não ter sido publicado anteriormente como livro, impresso ou digital. Outro requisito é que tenha, pelo menos,  100 páginas. O autor ou autores do trabalho escolhido pela comissão vai receber R$ 20 mil em prêmio e terá a obra publicada de forma impressa pela Global Editora.

Os candidatos podem entregar os ensaios na Fundação Gilberto Freyre (Recife-PE) ou na Global Editora (São Paulo – SP). Certificando-se de que a entrega no destino não ultrapasse a data limite para inscrição dos trabalhos, é possível realizar o envio pelos Correios no seguinte endereço: Fundação Gilberto Freyre Rua Dois Irmãos, 320, Recife/CEP-52.071 -000) ou na Global Editora (Rua Pirapitingui, 111, Liberdade, São Paulo – SP, CEP: 01508-020).

Última edição do prêmio
A última ganhadora do Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre foi Cibele Barbosa, com o ensaio “Escrita histórica e geopolítica da raça: a recepção de Gilberto Freyre na França”. 

A pesquisa se dedicou a analisar a circulação e a recepção da obra de Gilberto Freyre na França, em particular, e de modo geral na Europa, no período em que Casa-Grande & Senzala e Nordeste foram traduzidas para o francês. “A ideia é observar essa recepção a partir dos cenários político, social, intelectual e cultural da época”, conta a autora.

Veja também

Newsletter