Centenário

Selo que celebra cem anos da escritora Clarice Lispector será lançado nesta quarta-feira

Lançamento, parceria da Fundaj com os Correios, integra o ano de celebrações do centenário da escritora ucraniana-brasileira

Centenário de Clarice Lispector é celebradoCentenário de Clarice Lispector é celebrado - Foto: Divulgação

A Clarice, todos os méritos e glórias, homenagens e lembranças. Ora pela grandiosidade de sua (vida) e obra, ora pela atualidade que segue entrelaçada aos seus escritos, desde sempre intimistas e provocativos e, portanto, incômodos – e, portanto, necessários.  

E justamente em 2020, a escritora ucraniana-brasileira ganha homenagens. Não por coincidência no ano em que completaria cem anos (1920-2020) e que vem sendo sustentado pelo protagonismo de questões existenciais avivadas por uma pandemia que vai além da doença física e das intermináveis perdas de vidas.
 

Entre as tantas celebrações, um selo comemorativo ao seu centenário ganha lançamento nesta quarta-feira (30) em cerimônia virtual pelo canal do YouTube da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) que, em parceria com os Correios, está à frente da iniciativa. 

Na ocasião, o presidente da Fundaj Antonio Campos, e o superintendente dos Correios em Pernambuco, Ademar Morais, participam da cerimônia que, no Recife, está marcada para as 17h. 

 

Selo celebra centenário de Clarice LispectorCrédito: Mariana Valente

O selo, que também será lançado no Rio de Janeiro e terá uma produção de 900 mil unidades ao valor de R$ 2,05 – disponíveis em agências dos Correios do País e na loja virtual da instituição - é assinado pela artista e neta de Clarice, Mariana Valente.

Obra Clariciana
Na sequência do lançamento do selo, a escritora Fátima Quintas, detentora da cadeira 31 da Academia Pernambucana de Letras (APL), ministra palestra sobre  a biografia e estética literária de Clarice fazendo menção, por exemplo, à personagem ‘Macabéa’ de “A Hora da Estrela”(1977), lançado pouco antes da morte da escritora. 

A escritora pernambucana mencionará, também, conceitos como ‘um naufrágio na introspecção’, do filósofo Benedito Nunes, além da estrutura fragmentada e monologal da obra clariciana.


Palestra
Clarice Lispector segue em celebração na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) dentro da programação do projeto “Celebração da Memória” que, em parceria com a Academia Pernambucana de Letras (APL), apresenta hoje, às 17h no YouTube, palestra ministrada pela escritora pernambucana Luzilá Gonçalves.

Na ocasião, Luzilá, autora de títulos como “Muito Além do Corpo” (1988) e “A Cabra Sonhadora” (2012), traz à tona Clarice a quem ela questionou, à época de uma crítica ao romance inaugural da ucraniana-brasileira “Perto do Coração Selvagem” (1943), “Quem era essa pessoa tida como um acontecimento na literatura brasileira?”.

Na sequência do projeto “Celebração da Memória”, realizado sempre às quartas-feiras, no canal do YouTube da Fundaj, Joaquim Cardozo, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre e Capiba integram a programação do ciclo de palestras que podem ser assistidas gratuitamente.

 

Serviço:

Hoje, 17h, Clarice Lispector – por Luzilá Gonçalves

7 de outubro – Joaquim Cardozo, por José Mário Rodrigues

21 de outubro – João Cabral de Melo Neto, por Alvacir Raposo

28 de outubro -  Narrativas da memória, por  José Luis da Motta Menezes e Lucilo Varejão

4 de novembro -  Gilberto Freyre, por Lectícia Cavalcanti

11 de novembro - Três homens chamados João e os 90 anos da Revolução de 30, por Ana Maria César

18 de novembro - Lourenço Barbosa – Capiba,  palestra/recital por Elyana Caldas Silveira

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter