Logo Folha de Pernambuco

MEDIDA PROVISÓRIA

Adaptação de cinemas à acessibilidade ganha novo prazo

Prazo limite para adaptação passa a ser janeiro de 2023

Aplicação das sanções poderia aprofundar ainda mais os problemas registrados pelo segmento em virtude da pandemiaAplicação das sanções poderia aprofundar ainda mais os problemas registrados pelo segmento em virtude da pandemia - Foto: Victor Jucá/Divulgação

O Senado aprovou nesta quinta-feira (27) medida provisória (MP) que prorroga até 1º de janeiro de 2023 o prazo para todas as salas de cinema do país oferecerem recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual e auditiva. O texto foi aprovado na quarta-feira (26) na Câmara dos Deputados e agora vai à promulgação.

O prazo limite para essa adaptação vem sendo prorrogado desde o ano passado, quando começou a pandemia de covid-19. A obrigatoriedade consta na Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. O prazo original para cumprimento desses requisitos era janeiro de 2020.

Uma MP anterior, a 917, havia alterado o prazo para 1º de janeiro deste ano. Já a nova MP, editada pelo governo em 31 de dezembro do ano passado, prorrogou a data limite para janeiro de 2023. O argumento é que a aplicação das sanções poderia aprofundar ainda mais os problemas registrados pelo segmento em virtude da pandemia.

Veja também

Newsletter