Seu Jorge é alvo de ataques racistas em show em Porto Alegre
Plateia gaúcha desferiu contra o artista gritos de "vagabundo" e sons que remetiam ao macaco
"Vagabundo" e "safado" foram alguns dos gritos desferidos contra o cantor e compositor carioca Seu Jorge, durante um show do artista em um espaço de Porto Alegre, na última sexta-feira (14). A apresentação ocorreu no Grêmio Náutico União e após algumas declarações do artista no palco, os ataques foram iniciados.
O relato do ocorrido veio à tona nas redes sociais. De acordo com as postagens, após Seu Jorge emitir opinião contrária contra a redução da maioridade penal e defender os negros das comunidades, os insultos começaram a ecoar da plateia.
Gritos de "Mito, mito, mito" também foram ouvidos - menção que remete ao "título" que o presidente Jair Bolsonaro recebe de seus apoiadores.
"No Brasil sofro racismo desde que nasci."
— Luísa Azevedo (@LusaAzevedo6) October 16, 2022
Seu Jorge
Infelizmente acaba de sofrer mais um em seu show,em Porto Alegre,
vaias e ofensas na plateia com imitações de macacos.
Quem vai a um show para ofender o cantor e seus músicos?a que nível de barbárie chegamos...
[Racismo] Seu Jorge fez show na sexta (14) em um clube de classe média branca de Porto Alegre e bastou falar contra a redução da maioridade penal e das mortes violentas de jovens negros pra ser vaiado, chamado de vagabundo, com uivos imitando macacos e o grito de "mito, mito". pic.twitter.com/I9GSyZBU4g
— ALDO ALMEIDA #13 (@AldoAlmeida013) October 16, 2022
Até a publicação desta matéria, nas redes sociais do artista, não havia nenhum pronunciamento sobre o fato ocorrido em Porto Alegre, exceto um story postado por ele neste domingo (16), em que o ator Paulo Autran, declamava texto extraído do filme de Glauber Rocha, "Terra em Transe" (1967):
"Olha, imbecil, escute... A luta de classes existe. Qual é sua classe? Vamos, diga! "