Shopping homenageia Jaboatão dos Guararapes com exposição sobre lendas da cidade
A mostra do Shopping Guararapes acontece a partir desta quinta-feira (5) e segue até o dia 15 de maio, no corredor do cinema
Em comemoração ao aniversário de 429 anos de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, celebrado nessa quarta-feira (4), o Shopping Guararapes preparou uma exposição gratuita que resgata contos populares e histórias do imaginário folclórico da cidade.
A mostra, realizada em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, inspirada no livro do professor James Davidson, acontece a partir desta quinta-feira (5) e segue até o dia 15 de maio, no corredor do cinema.
A Casa Mal-Assombrada de Megaípe, datada do século XVII, é uma das lendas que será retratada na exposição. Localizada no bairro de Comportas, a casa foi descoberta por Gilberto Freyre no início do século XX.
Segundo contam as narrativas, o local assustava os moradores da redondeza com barulhos de louça na sala de jantar, choro de crianças, barulho de correntes arrastando. Relatos antropológicos de Gilberto Freyre apontam que restos mortais foram encontrados sob as grossas paredes. A casa foi demolida em 1928.
Leia também
• Olha! Recife promove passeios em homenagem ao Dia das Mães
• Metrô do Recife será entregue à iniciativa privada. Estado atuará como regulador da concessão
• Shopping ETC promove troca de livros e show de Gabi do Carmo
O Lobisomem de Cajueiro Seco também se tornou lenda e deu fama ao bairro homônimo por aterrorizar os moradores entre o ano de 2008 e 2009. Segundo os relatos de algumas pessoas atacadas, o lobisomem tinha a aparência escura e peluda, parecida com a de um grande canino, porém maior e mais assustadora.
Outras lendas que também serão contadas são a da Iara do Riacho da Prata e a Pedra Encantada, o Fantasma do Casarão Suassuna, as Botijas de Muribeca e as Casas Mal-Assombradas de Jaboatão Centro.
A exposição funcionará seguindo o horário do shopping, de segunda a sábado de 9h às 22h, e no domingo das 12h às 21h.