show

Show da Madonna: rainha do pop chega ao Rio para apresentação na Praia de Copacabana no sábado (4)

Expectativa é que megaevento reúna 1,5 milhão de pessoas. Palco é o maior da turnê da cantora

 Madonna chega ao Rio para show na Praia de Copacabana Madonna chega ao Rio para show na Praia de Copacabana - Foto: X/Reprodução

Madonna já está na cidade do Rio. A rainha do pop chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com a plataforma de acompanhamento de voos em tempo real, a cantora aterrizou às 10h06. Ela se apresenta na Praia de Copacabana, na Zona Sul, no próximo sábado (4).

A expectativa é de reunir 1,5 milhão de pessoas para o megaevento que vai encerrar a turnê “The Celebration Tour”, de comemoração de 40 anos de carreira da cantora, e contará com o maior palco, que segue em montagem.

A cantora irá descer em um hangar, área onde há acesso direto a um carro. Assim, sem acesso ao público e à imprensa.

Três fãs, um brasileiro e dois argentinos, chegaram ao aeroporto internacional do Rio por volta das 10h para tentar ver a cantra. Vendrio de Souza, morador do Centro da cidade, disse que ficaria feliz apenas com um aceno.

"A expectativa é filmar ou fotografar. Mas a gente já ficaria feliz com um aceno" disse o rapaz que é autônomo e integra o fã clube "Madonna in Brazil".

Vendrio disse que está na expectativa do show em Copacabana, assim como os argentinos Inácio Fantr, de 34 anos, e Facundo Blanco, de 45, que chegaram hoje ao Brasil para a apresentação da diva pop.

Segundo a Polícia Militar, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizará a escolta da delegação do aeroporto à Copacabana. Já na região do entorno do Copacabana Palace e do palco, o 19º BPM (Copacabana) reforçará o policiamento até o dia do evento, com equipes presentes 24 horas por dia.

O palco em construção já ocupa um grande trecho da areia em frente ao Copacabana Palace, onde a estrela e seu séquito ficarão hospedados em 90 quartos. A equipe da musa tem pelo menos 200 pessoas. Foram reservados ainda cinco salões no hotel para ensaios. Os guarda-roupas de Madonna e dos dançarinos virão em 45 baús.

A estrutura na Praia de Copacabana terá o dobro do tamanho visto nas apresentações que passaram por Europa e América do Norte desde outubro de 2023. Serão 812 metros quadrados e três passarelas — a central com 22 metros de extensão — a 2,40 metros de altura do chão.

Um dos desafios é evitar o afundamento da estrutura levantada sobre a areia. Para isso, é usado um piso de alta resistência, capaz de comportar o peso de um prédio. Na praia estão montados 90 contêineres, que são usados como escritório, depósito e apoio de camarins, por exemplo.

Para a apresentação serão instalados 16 torres com caixas de som e 15 telões de LED (além de dois que compõem o cenário), posicionados do Copacabana Palace até o Leme. Para que toda essa extensão não receba áudio e imagem com atraso, cabos de fibra ótica vão conectar o palco às torres, tudo alimentado por 38 geradores, dois deles do hotel.

Ao todo, serão 270 toneladas de equipamentos trazidas para Rio em três aviões de carga. De acordo com a TV Globo, os três já pousaram na cidade. Do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, até Copacabana, na Zona Sul, o material será transportado em 30 caminhões.

A animação já começa às 19h com DJs convidados. Em seguida, às 20h, o DJ norte-americano Diplo se apresenta como convidado especial. Esta será a quarta apresentação da cantora no Brasil, na volta ao país após 12 anos. Madonna sobre ao palco às 21h45 para o show de duas horas, tempo do espetáculo na turnê, com previsão de término às 23h45.

Pé na areia
Para a ida ao show, a concessionária MetrôRio orienta os clientes a desembarcar, preferencialmente, na estação Siqueira Campos. O ideal é que sejam usados, na ida e na volta, cartões de passagem Giro, o bilhete unitário comprado com antecedência ou o RioCard, para evitar filas. Não haverá bilhete especial, com horário marcado, como no réveillon. Cada viagem custa R$ 7,50. E não será permitido o transporte de grandes volumes, como caixas de isopor com gelo.

Na coletiva da Prefeitura do Rio na última quinta-feira, onde foram apresentados os detalhes da operação especial, que começa nesta segunda-feira, foram apresentadas mais alterações nos transportes. O sistema BRT vai funcionar 24h em regime especial. Da meia-noite às 4h, não será interrompida a circulação de sete linhas. O VLT terá operação especial da Linha 1 (Santos Dumont x Terminal Gentileza), com circulação ininterrupta por 24 horas.

O trânsito do bairro será totalmente fechado, inclusive para moradores, a partir das 19h30.

Para assistir longe da areia
O show será exibido pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não assinantes. Mas, para quem quiser assistir ao espetáculo da areia de Copacabana, a melhor opção para chegar ao bairro será usar o metrô, que terá um esquema especial no dia 4 de maio. Na volta para casa, as estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo, mais próximas ao palco, estarão abertas para embarque até as 4h de domingo, dia 5, como noticiou o colunista Ancelmo Gois.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter