Simaria, Bela Gil e Karol Conká: os famosos que são sapiossexuais; saiba o que é
Termo é caracterizado por pessoas que consideram a inteligência o principal atributo para sentir atração sexual ou romântica por alguém
Dona de fortes pensamentos, Simaria é conhecida por saber o que quer e fazer o que precisar para realizar. Em uma de suas últimas entrevistas, para a revista Quem, a cantora disse que gosta de homem "inteligente", da idade dela. Apesar de não ser muito falado, a atração sexual por pessoas inteligentes tem nome: sapiossexual.
Simaria, que ficou casada com o empresário Vicente Escrig por 14 anos e tem dois filhos frutos desse relacionamento, se separou em agosto de 2021, e disse que não quer ter "nem ver" um homem na sua frente tão cedo.
"Menino novo para me dar trabalho? Eu tenho dois filhos, que se chamam Pawel e Giovanna. Nunca tive menino novo. Meu ex-marido tem 43 anos. Gosto de gente que sabe, que tem alguma coisa. Não que os meninos mais jovens não tenham. Rapaz, eu tenho dois filhos, eu vou lá querer menino novo para criar?", disse na entrevista.
Leia também
• Conheça as três regras que Anitta impõe aos convidados de sua festa de aniversário
• Aniversário da Anitta: o que se sabe sobre atrações e lista de convidados para a festa da cantora
• Iggy Azalea se manifesta sobre "treta" com Anitta: "Nunca fiz nada contra essa mulher"
O que é sapiossexual?
A origem do nome veio do engenheiro americano, partindo da palavra latina "sapiens", que significa "sábio" ou "aquele que sabe". Em 1998, Darren Salder designou a expressão para descrever a própria preferência sexual.
O termo começou a ser divulgado na mídia mais recentemente, quando alguns famosos, como a ex-BBB Key Alves, a influenciadora Bela Gil, a cantora Karol Conká e o DJ e produtor musical inglês, Mark Ronson, revelaram se identificar com a definição.
Segundo especialistas, uma pessoa sapiossexual é quem considera a inteligência o principal atributo para sentir atração sexual ou romântica por alguém e pode ser algo passageiro, de uma fase, não precisa ser necessariamente para sempre na vida de uma pessoa.
A sapiossexualidade não diz respeito sobre preferências de gênero. Uma pessoa que se identifica assim pode ser hétero, homossexual ou bissexual, por exemplo. Ela precisa ter admiração ou conexão intelectual para se sentir atraído pelo outro. Bela Gil, por exemplo, ao falar que se identifica com o termo, disse: "Me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas”.
Especialistas colocam essas pessoas no espectro dos assexuais, ou seja, que tenham falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Eles não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo. O que não quer dizer que não tenham atração afetiva por seus pares.