Logo Folha de Pernambuco

Rio de Janeiro

Sítio Burle Marx se torna Patrimônio Mundial da Cultura

Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o espaço como patrimônio mundial de cultura

Espaço no Rio de Janeiro foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Cultura, pela UnescoEspaço no Rio de Janeiro foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Cultura, pela Unesco - Foto: Reprodução/Instagram

Um comitê da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu o Sítio Burle Marx como um patrimônio mundial de cultura, nesta terça (27). O anúncio foi feito nas redes sociais da instituição.

Localizado na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Sítio Burle Marx foi a casa do artista plástico e paisagista paulistano Roberto Burle Marx, morto em 1994.

O ambiente tem 405 mil metros quadrados e reúne uma série de edificações, lagos, jardins, livros e coleções de arte –incluindo pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas e tapeçarias. Além disso, é reconhecido como uma referência de botânica, paisagismo, design de jardins, horticultura, preservação arquitetônica, planejamento urbano e diálogo entre natureza e arte.

 

Leia também

• Museu lança desafio no Instagram em homenagem a Burle Marx

• Burle Marx, o artista de muitos dons


Na década de 1980, Burle Marx doou a casa ao governo federal para fins de pesquisa paisagística e botânica. Desde então, o local é uma importante atração turística da região.

Agora, o local se torna também o 23º monumento brasileiro a ingressar na seleta lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

O Sítio ganhou o título pela categoria de paisagem cultural, que reconhece bens que possibilitam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas.

Atualmente, o Sítio está sob a responsabilidade do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vinculado à Secretaria Especial da Cultura, que integra o Ministério do Turismo.

"O Sítio Roberto Burle Marx é certamente uma obra de arte, onde as paisagens são o elemento de maior destaque, ligando todo o conjunto com a sua poderosa personalidade", celebrou a diretora do Sítio, Claudia Storino, em nota.

Veja também

Numanice: o samba de Ludmilla
Entrevista

Numanice: o samba de Ludmilla; cantora faz show este sábado (23) no Centro de Convenções

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Newsletter