Cinema

"Sonic 2 - O Filme" chega aos cinemas cheio de referências aos games

Longa-metragem traz no elenco o ator Jim Carrey, que anunciou sua aposentadoria

"Sonic 2 - O Filme""Sonic 2 - O Filme" - Foto: Divulgação

O ouriço mais famoso dos videogames está de volta aos cinemas. Criado pela desenvolvedora japonesa Sega, o personagem azul ganhou seu primeiro longa-metragem em 2020, alcançando uma das maiores bilheterias daquele ano. A sequência, batizada de “Sonic 2 - O Filme”, estreia nesta quinta-feira (7) no Brasil e promete repetir o sucesso de público, misturando atores reais e animações.


Sucesso antes da estreia

Antes mesmo de chegar às salas de exibição, a nova produção já acumulava cerca de 25,5 milhões de dólares em vendas antecipadas. Não chega a ser uma surpresa, já que o primeiro filme arrecadou o equivalente a mais de R$ 6,1 milhões. O segredo pode estar no público-alvo voltado para toda a família, fisgando os adultos pela nostalgia dos jogos dos anos 1990 e cativando os pequenos com tramas simples e divertidas.

Ele quer ser herói

Jeff Fowler retorna à direção, com roteiro assinado por Pat Casey, osh Miller e John Whittington. Nesta nova aventura, Sonic (que no Brasil é dublado pelo experiente Manolo Rey) tenta provar que é um herói de verdade. Ao mesmo tempo em que tenta levar uma vida pacata em Green Hills, ao lado do casal de amigos Tom (James) e Maggie (Tika Sumpter), ele usa sua super velocidade para prender bandidos ao redor dos Estados Unidos.


A tranquilidade de Sonic vai por água abaixo quando seu arqui-inimigo, o Dr. Robotnik (Jim Carrey), consegue escapar do planeta onde estava confinado. De volta à Terra, o vilão procura por uma esmeralda mágica que tem o poder de destruir civilizações inteiras. A missão do pequeno ouriço, agora, é viajar o mundo em busca da jóia, antes que ela caia em mãos erradas.

Para os fãs mais antigos de Sonic, um dos destaques deste segundo longa é a adição de dois novos personagens já conhecidos dos games. Um deles é o alienígena Knuckles (dublado, na versão original, por Idris Elba), que surge como aliado do Dr. Robotnik. Já a raposa Tails aparece para ajudar o herói em sua jornada.

Game mais presente

Várias referências aos jogos eletrônicos estão presentes ao longo da sequência. Em uma das cenas, a música da versão original do game “Sonic the Hedgehog” (1991) é ouvida como toque de celular. O visual adotado de Robotnik está mais próximo de como o personagem é conhecido pelo público, com cabeça raspada e um longo bigode desgrenhado. Também há brincadeiras com outras franquias de sucesso nos cinemas, como “Batman”, “Vingadores”, “Velozes e Furiosos” e “Indiana Jones”.

Pouco antes do seu lançamento, o filme ganhou um novo chamariz de espectadores. Essa pode ser a última produção cinematográfica com a presença Jim Carrey, já que o ator canadense de 60 anos anunciou recentemente seu desejo de se aposentar das telas. "Isso é algo que você nunca ouvirá outra celebridade dizer: eu tenho o suficiente. Já fiz o suficiente. Eu sou o suficiente", disse em entrevista ao Access Hollywood.

Uma cena pós-crédito dá a entender que a saga do ouriço azul nos cinemas não chegou ao fim ainda. De fato, a produção de “Sonic 3” já foi confirmada pela Paramount. Sem a participação de Jim Carrey, é possível que outros vilões recorrentes dos jogos sejam aproveitados na sequência. Ao site Supernova, Jeff Fowler anunciou que o próximo longa deve trazer vários elementos dos games. “Vamos tirar vantagem da história de trinta anos de Sonic. Temos muitos personagens ricos que podem ser explorados”, afirmou.

Veja também

Mário Gomes: de galã de novelas a alvo de despejo de mansão
CELEBRIDADES

Mário Gomes: de galã de novelas a alvo de despejo de mansão

Aldeia Yapoatan: Jaboatão recebe espetáculos e shows até domingo (21)
Cultura

Aldeia Yapoatan: Jaboatão recebe espetáculos e shows até domingo (21)

Newsletter