Logo Folha de Pernambuco

Memória

Sonora Coletiva celebra 27 anos do disco de Chico Science e Nação Zumbi

Jornalista Lorena Calábria que escreveu sobre "Da lama ao caos" está entre os convidados

Chico ScienceChico Science - Foto: Fred Jordão

O álbum que transformou a música no Brasil e do mundo está completando 27 anos. "Da lama ao caos", da banda Chico Science e Nação Zumbi é considerado pela revista Rolling Stone o 13º álbum mais importante lançado no País em todos os tempos, a partir de consulta a 60 especialistas musicais, entre estudiosos, pesquisadores e jornalistas.  Assim, a chamada cena Mangue, uma espécie de insurreição musical e estética coletiva extrapolava as noites de Recife e ecoava por outros locais.

Assim, o Sorona Coletiva, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), traz nesta quinta-feira (29), às 19h, no Canal multiHlab, no YouTube, um bate-papo com a jornalista Lorena Calábria, responsável pelo livro “O Disco do Livro” que retrata a trajetória da banda e do disco. A partir de muitas conversas e entrevistas com os músicos e parceiros de bandas, familiares e pessoas que fizeram parte da trajetória do álbum, a jornalista resgata a atmosfera da época para dar o tom do que significou o Manguebeat – e o lançamento de Da lama ao caos – na música brasileira.

Também participarão da conversa H. D. Mabuse, representante importante da cena e os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, que vêm desenvolvendo atividades no âmbito do Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), coordenado por pesquisadores da Fundaj, entre eles Sylvia Couceiro e Cristiano Borba, registrando depoimentos de personagens que fizeram trabalharam com música em Pernambuco entre 1970 e 2000.

Para o pesquisador Túlio Velho Barreto, “o ótimo livro da jornalista Lorena Calábria faz total justiça ao álbum Da Lama ao Caos. Trata-se do mais bem feito e preciso registro da chamada cena Mangue, e não só do álbum ali abordado. É uma obra que chega ao grande público, diferente de outros importantes trabalhos acadêmicos feitos pelo Brasil afora acerca da cena e de seus diversificados produtos, não só musicais, de circulação mais restrita. Além disso, nesse Sonora teremos a participação muito especial de um dos mais próximos amigos de Chico Science, Mabuse, que foi um dos principais artífices daquela cena”.

Serviço

SONORA COLETIVA conversa com LORENA CALÁBRIA
Participação especial de H. D. Mabuse
Com Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto
Data: 29 de abril de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Transmissão: Canal multiHlab | Sonora Coletiva

Veja também

Newsletter