Stênio Garcia: harmonização facial traz riscos em pessoas mais velhas?
Ator foi internado no sábado com quadro de septicemia aguda, infecção generalizada no sangue causada por bactéria
O ator Stênio Garcia, de 91 anos, foi internado no último sábado com quadro de septicemia aguda, infecção generalizada no sangue causada por bactéria. Segundo a esposa do artista, Mari Saade, ele está respirando normal, sem a ajuda de aparelhos e seus sinais vitais estão “ótimos”. No mês passado, ele fez um procedimento estético de harmonização facial e disse, em entrevista, que ficou satisfeito com o resultado.
Segundo Garcia, ele realizou a intervenção com a intenção de rejuvenescê-lo, tirar as peles caídas e atrair novas oportunidades de trabalho. Apesar da técnica ser tida como segura, se feita com profissionais que não estão aptos para modelar o rosto do paciente pode trazer danos irreversíveis, como:
Obstrução do fluxo sanguíneo no local;
Necrose da pele;
Deformação do rosto;
Infecções.
Leia também
• Stênio Garcia segue internado no Rio com "sinais vitais muito bons", diz esposa do ator
• Stenio Garcia: entenda o que é septicemia, infecção generalizada que fez o ator ser internado
• Stenio Garcia é internado em hospital no Rio de Janeiro com quadro de infecção no sangue
Além disso, quando a harmonização é feita de forma exagerada, pode levar a uma mudança brusca no rosto e o paciente corre o risco de não se reconhecer no espelho, causando problemas psicológicos e emocionas.
— Quando falamos de harmonizar pacientes com faixa etária mais avançada devemos ter atenção ao fato de que, tem uma cicatrização mais lenta, de modo geral seu sistema imunológico é mais comprometido. O risco de ter complicações são consideravelmente maiores. Porém, isso deve ser analisado pelo profissional que vai determinar se ele tem indicação ou não para tais procedimentos — explica a cirurgiã dentista e especialista em rejuvenescimento facial, Élida Moret.
A harmonização, geralmente, é feita com preenchimento de ácido hialurônico, ou seja, não possui efeito duradouro, o que faz o paciente ter que realizar as intervenções mais de uma vez, podendo elevar os riscos de erro no procedimento.
Harmonização facial acima dos 90 anos é eficaz?
Para a cirurgiã dentista especializada em orofacial e coordenadora da Harmonyface cursos, Dany Moura, o tratamento é eficaz para qualquer idade, porém o profissional precisa fazer um estudo do rosto daquele determinado paciente parar trazer um rejuvenescimento natural.
— A diferença é que os pacientes mais idosos vão fazer mais procedimentos do que os mais novos. Tem toda a questão do envelhecimento da face, ou seja, há perda de volume, gordura, os músculos ficam mais fracos e finos e a sustentação vai perdendo efeito — diz a dentista.
Moura também afirma que existem substâncias mais indicadas para o rosto de pacientes com idade mais avançada. Bioestimuladores como ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e fios estimuladores de colágeno, bem como as novas tecnologias, como o ultrassom microfocado e laser de thulium, são os que devem ser utilizados.
Contraindicação da harmonização
O procedimento também não é recomendado para todo os tipos de pessoas. Pacientes que tenham algum tipo de alergia aos produtos usados ou componentes da fórmula não devem fazer o procedimento. Bem como, gestantes e lactantes por não ter estudos suficientes que comprovem a segurança para esses grupos.
Pessoas com doenças autoimunes ou que estejam com lesões ativas no lugar da aplicação também não devem ser submetidas ao procedimento. Caso haja uma gripe, resfriado, ou infecções, deve-se aguardar melhorar o quadro de saúde.
O que é a harmonização?
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que têm como objetivo promover o alinhamento e correção de ângulos da face, promover o rejuvenescimento da pele e melhorar a simetria facial.
Ultraprocessados: o que são os emulsificantes presentes nesse tipo de alimento e como eles impactam o intestino
Dependendo do procedimento realizado, alguns resultados podem ser vistos de imediato, logo a seguir à intervenção estética, mas o resultado final demora cerca de 15 a 30 dias. Para minimizar riscos, é importante que a harmonização facial seja feita por um profissional especializado, como um cirurgião plástico.