Suspeitos de ataque contra Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, podem ter fugido da cidade
Rinaldo Oliveira Amaral foi atingido na cabeça. Segundo as investigações, entrada do músico na comunidade teria levantado suspeita de traficantes que dominam a região
A Polícia Civil continua a busca por três suspeitos de terem participado da tentativa de homicídio contra o baixista do Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, na noite do último sábado.
O músico passava pelo bairro Ilha das Cobras, em Paraty, na Costa Verde, quando teve seu carro alvejado por criminosos. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcello Russo da 167ª DP (Paraty), os agentes estão em busca de pistas que indicam o paradeiro dos foragidos. Ele suspeita que o grupo pode ter saído da cidade.
— Estamos fazendo buscas e solicitando informações anônimas para tentar efetuar a prisão dos três foragidos. A polícia está trabalhando em busca de alguma pista que forneça a localização deles, já que suspeitamos que eles não estejam mais em Paraty — explicou o delegado Marcello Russo.
A identidade dos suspeitos foi revelada após a prisão de João Vitor da Silva, vulgo Relíquia, apontado pelos investigadores como um dos chefes do tráfico de drogas da região. A Vara Única de Paraty expediu os mandados de prisões temporárias nesta quarta-feira.
Segundo as investigações, Mingau teria entrado na comunidade Ilha das Cobras com uma picape escura, passando com "certa velocidade" em cima de um quebra-molas. A ação teria levantando a suspeita de traficantes que dominam a região. De acordo com a polícia, o carro era de grande porte, cor escura e tinha película nos vidros, o que dificultava a identificação de quem estava dirigindo.
Leia também
• Três agentes da PRF envolvidos em ocorrência que terminou com menina de 3 anos baleada são afastados
• Victor Meyniel: mulher que mora com agressor diz que ator não queria deixar apartamento e fez ameaça
• O que se sabe sobre caso do baixista do Ultraje a Rigor baleado na cabeça, no Rio de Janeiro
Os traficantes teriam desconfiado do carro porque, uma semana antes do ataque a tiros, a polícia havia feito uma operação contra o tráfico na região. Mingau passava pelo bairro Ilha das Cobras, em Paraty, na Costa Verde, quando teve seu carro alvejado por criminosos.
O crime ocorreu na véspera do aniversário do músico, que completou 56 anos no último domingo. O tiro que acertou o baixista na cabeça, atravessou o crânio e saiu pela nuca. Mingau segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Sedado e sob ventilação mecânica
Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira pelo Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, o baixista segue internado em estado grave em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sedado e sob ventilação mecânica. Ele passou por cirurgia na última quarta-feira. A operação durou cerca de 2h30.
“O procedimento de craniectomia descompressiva foi indicado pelo neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, responsável pelo caso, com a finalidade de auxiliar no controle da pressão intracraniana, e durou cerca de 2h30”, informou.
Antes, Mingau chegou a ser atendido pelo Hospital Municipal Hugo Miranda, de Paraty, mas o local não tinha neurocirurgião na unidade em que ele estava, no Rio. O artista passou por uma cirurgia de emergência no cérebro na tarde do domingo que durou cerca de 3h30, segundo o hospital.
O que se sabe
Mingau chegou ao hospital, localizado na Zona Sul de São Paulo, por volta de 14h de domingo. Ele foi transferido em uma UTI móvel de Paraty para São Paulo por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Em nota, o Hospital municipal Hugo Miranda, em Paraty, informou que o paciente deu entrada às 22h39 de sábado, com caso grave de ferimento por projétil de arma de fogo no crânio. Mingau, de 56 anos, foi baleado na cabeça quando passava de carro perto da Praça do Ovo, na Ilha das Cobras, em Paraty.
À polícia, um amigo de Rinaldo afirmou que os dois iam a uma lanchonete quando o carro em que estavam foi alvejado. De acordo com o delegado Marcelo Russo, da 167ª DP (Paraty), responsável pelas investigações, a região é dominada pelo tráfico e tem um conhecido ponto de venda de drogas.
No site da banda consta a informação de aniversário de Mingau, que completou 56 anos neste domingo. Rinaldo Amaral está no Ultraje desde 1999. O grupo, no entanto, surgiu na década de 1980. Durante a carreira, diversos sucessos já foram emplacados no cenário musical brasileiro, como “Inútil”, “Ciúme” e “Nós vamos invadir sua praia”.