MÚSICA

Teatro de Santa Isabel recebe coral com 80 crianças neste fim de semana

Espetáculo do Conservatório Pernambucano de Música, Cantata "Bandeira do Divino", resgata a tradição natalina no Brasil 

Cantata "Bandeira do Divino"Cantata "Bandeira do Divino" - Foto: Divulgação

Após três anos de interrupção, os versos de Ivan Lins serão entoados novamente pelo Coral Infantil do Conservatório Pernambucano de Música no Teatro de Santa Isabel. A cantata natalina “Bandeira do Divino” traz um repertório formado por pastoril, cavalo marinho, boi-bumbá e reisado, executado pela Orquestra de Câmara de Pernambuco e o grupo SaGrama. A temporada 2022 do espetáculo será neste sábado e domingo, às 19h e às 17h, respectivamente. 

“Estamos muito felizes com o fato de poder remontar este espetáculo tão bonito, que é a “Bandeira do Divino”, após três anos. O último foi em 2019; nos anos seguintes, não conseguimos fazer por causa da pandemia, que exigia o isolamento social. Foi uma fase difícil, principalmente para quem vive de música, pela perda do contato com o público, tão importante. Trazer o espetáculo de volta agora significa trazer a plateia de volta, resgatar esta integração e também festejar que estamos juntos, estamos bem, com saúde. A montagem é uma celebração à vida”, destaca a gerente do Conservatório, Rose Hazin

Durante uma hora e 15 minutos, cerca de 150 pessoas - incluindo 80 crianças, 30 músicos da orquestra e 11 no time do SaGrama, mais equipe de produção - sobem ao palco para dar vida a esta história que fala de paz, amor e fraternidade.

O maestro José Renato Accioly, que divide a direção artística com Quiercles Santana, reforça a importância deste encontro. “É uma vivência única que as crianças de iniciação musical experimentam ao participar deste espetáculo musical profissional, com uma orquestra. Elas ganham a oportunidade de entender como funciona uma produção como a “Bandeira”, e de contribuir para a produção; têm a chance de acompanhar tudo funcionando, participam dos ensaios e observam toda a disciplina que envolve uma montagem profissional”, salienta José Renato.

O repertório inclui 20 músicas, que receberam arranjos para coro e orquestra criados por Sérgio Campello, líder do SaGrama. São peças do cancioneiro musical, como “Vinde, vinde, moços e velhos”; “Linda Borboleta”, “Queima da Lapinha” e “Meu Bom José”, que aparecem ao lado de obras de Dimas Sedícias (“Boi Babá” e “Novena”) e Lourival Oliveira (“Carnavá na Roça”), além da faixa que dá nome ao musical. O diretor do SaGrama também assina algumas composições, a exemplo de “Guerreiro do Além-Mar” e “Severino”. 

Serviço: 
Cantata Natalina “Bandeira do Divino” 
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)  
Quando: sábado (17), às 19h; domingo (18), às 17h 
Ingresso: Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo

Veja também

Will Smith retribui presente de fã carioca
CELEBRIDADES

Will Smith retribui presente de fã carioca

Ed Sheeran vai ao Maracanã assistir partida entre Fluminense e Atlético-MG
CELEBRIDADES

Ed Sheeran vai ao Maracanã assistir partida entre Fluminense e Atlético-MG

Newsletter