Recife

Fechado desde 2013, Teatro do Centro de Convenções da UFPE, no Recife, será recuperado

Previsão é que a reforma dure dois anos

Centro de Convenções da Universidade Federal Pernambuco (UFPE)Centro de Convenções da Universidade Federal Pernambuco (UFPE) - Foto: Divulgação

Com investimento de R$ 72 milhões, o teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal Pernambuco (UFPE), localizado no campus Recife da instituição federal, na Zona Oeste da capital pernambucana, passará por obras de recuperação. A previsão é de que a reforma dure dois anos.

Com 1.931 lugares, a estrutura, inaugurada em 1998, possui a segunda maior capacidade de público do Estado, atrás somente do Teatro Guararapes, em Olinda, e é, de acordo com a UFPE, um dos dez maiores teatros do Brasil.

O aporte para a reforma do espaço, que está fechado desde novembro de 2013, é oriundo de emendas parlamentares e de recursos próprios da universidade. A obra foi proposta pelo projeto de extensão “Reforma do Teatro da UFPE: Construindo Arte e Cultura para a Sociedade”.

Orientado pela professora Mariana Brayner, o projeto é integrado por 50 estudantes dos Centros de Tecnologia e Geociências (CTG), Artes e Comunicação (CAC) e Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), além de alunos do Instituto Federal e das Escolas Técnicas de Pernambuco.

“É um momento muito especial. Trata-se de um dos equipamentos mais importantes, não só da Federal, mas do próprio estado de Pernambuco. Nosso teatro já sofreu muito, e a gente quer que ele apresente toda a sua potencialidade para servir bem à população”, destacou o reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes.

Nessa terça-feira (17), foi realizado um ato simbólico no hall do Centro de Convenções para oficializar a contratação da empresa Cinzel Engenharia, que será a responsável pela execução da reforma, recuperação e complementação do Bloco A, que abriga o teatro.

De acordo com a UFPE, a reforma possibilitará a complementação da formação de estudantes e a realização de eventos como colação de grau, formatura, congressos, seminários, fóruns, cursos, festivais, espetáculos teatrais e mostras culturais.

A reforma será iniciada após a emissão da ordem de serviços, sob a fiscalização do professor José Araújo, vice-diretor do CTG.

“As obras pretendem deixar todo o teatro acessível com alta performance de materiais e utilização de materiais sustentáveis”, destacou o superintendente de Projetos e Obras da UFPE, Carlos Falcão.

Veja também

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar
Oscar

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"
Rock in Rio

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"

Newsletter