Teatro Mágico volta aos palcos do Recife neste sábado (13)
O show "Luzente", uma proposta repleta de ritmo, será apresentado no Teatro Boa Vista, a partir das 20h
O grupo Teatro Mágico volta ao palco pernambucano ainda mais lúdico e poético, neste sábado (13), depois de um hiato de quase cinco anos sem apresentações presenciais. Com a pandemia surgiu o álbum que conduz essa nova turnê pelo Nordeste, sob o título de "Luzente", uma proposta repleta de ritmo, que será apresentada a partir das 20h, no Teatro Boa Vista.
Ritmos no picadeiro
A música tem uma presença importante nesse novo trabalho. Mais pop e dançante, as canções são interpretadas pelo compositor e vocalista Fernando Anitelli, também responsável pela fundação do grupo, em 2003, na cidade de Osasco, em São Paulo. “A gente já lançou quatro clipes e o público tem cantado tudo. E que falam sobre esse momento, essa travessia. A esperança numa terra devastada”, diz ele, comentando ainda que o álbum surgiu no momento de criação efervescente da pandemia.
“Fizemos muitas apresentações dentro de um aplicativo de reunião, em que disponibilizamos 20 janelas, e eu projetava essas 20 janelas na parede e mergulhava em cada janela. Havia uma troca ali. Percebemos que todo mundo ali queria ser luz em momentos de caminhadas mais sombrias. Todo mundo é luzente. O brilho, a luz que um emano no outro. Na maneira de se comportar e de ressocializar”, resume.
Parceria pernambucana
As 11 faixas foram mixadas e masterizadas pelo engenheiro de som Rodrigo Roots Sanches, ganhador de dois Grammys Latino. As canções são inéditas e tocadas por Fernando Anitelli (voz e violão), Daniel Santiago (guitarra, baixo, violão, piano e teclados), Nicolas Krassik (violino), Rafael dos Santos (bateria) e Rodrigo Sanches (bateria e efeitos sonoros). Uma das músicas chama-se "Laço" e é uma composição do pernambucano Igor de Carvalho.
"Uma vez eu mostrei 'Laço' para ele (Anitelli). E ele falou: 'Poxa, eu queria ter feito essa canção. E eu vou gravar. E ficou no ar. Até quando ele veio com essa notícia, e fiquei muito feliz. Tem tudo a ver com o Teatro Mágico. Uma canção com alma alegre e espírito da boaventura", diz Igor que, por anos, acompanha o trabalho da trupe, definindo o grupo como uma das maiores referências da cena independente brasileira.
O lúdico vive
Mas falar apenas de música seria um grande limitador no trabalho do Teatro Mágico. “Esse é um show que busca envolvimento com a plateia, com elementos de dança, teatro e circo. É a volta de um grupo que marca a cultura brasileira em um formato único”, defende Ulisses Dornelas, ou melhor, o Palhaço Chocolate, em visita à Folha de Pernambuco. Seu nome surge como apoiador do espetáculo e figura importante para o funcionamento do Teatro Boa Vista, que já foi auditório do Colégio Salesiano.
A estrutura, com mais de 800 lugares, promete receber adultos e crianças interessados em múltiplas artes. “Sempre caminhamos na estética do lúdico, de trazer a metamorfose dentro da trupe. É um projeto tão plural, que não tem como se tornar uma coisa estática. O nosso conceito é em relação ao lúdico e ao universo da maquiagem e do palhaço, dessa tradução do que é o palhaço. O palhaço que não somente leva uma risada, mas também caos e dúvida”, pontua Anitelli.
No palco, performances que conquistaram fãs de todas as partes. Não à toa, as músicas antigas e bem conhecidas do grande público também estarão presentes. A apresentação traz, ainda, temas da atualidade, instrumentistas e bailarinos caracterizados. Nesse contexto de cor e caracterização, a música pode até ser dançante ou um pouco mais rock. Pode ter um bumbo pulsando ali. Mas, ao mesmo tempo, traz um tom de crítica, de amor e humor. Um caminho que o grupo percorre há quase 20 anos.
Serviço
Espetáculo "Luzente" com Teatro Mágico
Quando: 13 de agosto (sábado), às 20 horas
Onde: Teatro Boa Vista (dentro do colégio Salesiano), na rua Dom Bôsco, Boa Vista
Ingressos: de R$ 32,50 a R$ 130 no site ingressomagico.com.br