Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Teatro do Parque próximo de reabrir as portas

Fechado para o público há pelo menos uma década, o espaço está em processo de restauração desde 2015

Obras de restauração do Teatro do Parque entram na reta finalObras de restauração do Teatro do Parque entram na reta final - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, finalmente está prestes a reabrir as portas. Ao menos é o que garante o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, durante vistoria às obras realizadas no local na manhã desta quarta-feira (5). 

Fechado para o público há pelo menos uma década, o espaço – cuja responsabilidade da obra está a cargo da Prefeitura do Recife - está em processo de restauração desde 2015, com idas e vindas na reforma, paralisada no mesmo ano em que foi iniciada e retomada apenas em 2018. 

 “Nosso maior equipamento cultural está em etapa final da obra, com tudo sendo instalado e o que queremos é entregar à população um teatro completo e funcionando”, garantiu Diego.

Em meio a escombros, pinturas e instalações, detalhes originais datados de 1929 serão mantidos junto a novidades tecnológicas, o que vai proporcionar ao espaço ambientação secular e moderna ao mesmo tempo. 

Entre as intervenções de todo o espaço que abrange cinema, teatro e outros eventos, a recuperação do sistema de drenagem do prédio (inaugurado em 1915), afrescos, pinturas de colunas e restauração do piso, que em parte foi mantido o original, estão entre eles.

Prestes a completar 105 anos de história, mais precisamente no próximo 24 de agosto, o Teatro do Parque deve ser reaberto – se a nova data prevista for cumprida – ainda em meio à pandemia do novo coronavírus e a incertezas que pairam sobre a doença.

Diante da “pompa e circunstância” do equipamento, a inauguração não deve contar com público, aplausos e espetáculos. Mas a garantia de reabertura de um dos espaços mais memoráveis do Recife, por si só, vai impulsionar a vontade dos (velhos e novos) frequentadores a retomarem a rotina cultural na cidade.

Veja também

Newsletter