Telecine lança série de episódios em celebração aos 125 anos do cinema
Série resume principais movimentos da história do cinema em seis episódios de curta duração
O cinema segue, 125 anos depois, como a arte considerada a síntese de todas as outras. No mínimo, e literalmente, o audiovisual tem mesmo muita história para contar, e é exatamente este resgate que o "Festival 125 Anos de Cinema" vem promovendo no Telecine Cult - com disponibilidade também plataforma de streaming.
Para complementar o acervo que celebra os mais de cem anos do cinema, o canal Telecine sintetizou informações curiosas sobre alguns dos principais movimentos cinematográficos em seis episódios de curta duração, que podem ser assistidos no YouTube e conta com apresentação de Bruna Scot e Caio Muniz.
Leia também
• Cota de tela para filmes nacionais nos cinemas é constitucional
• Cinema: confira estreias da semana do #EmCasaComSesc
• CineRua: Podcast resgata história do Cinema São Luiz e outros cines de rua
"Pioneiras do Cinema" dá o pontapé inicial com curiosidades sobre o papel da mulher no início da história do cinema. Entre elas, Alice Guy-Blaché, que estava presente na sessão dos Irmãos Lumière em 1895, Frances Marion, Lois Weber, Mary Pickford, Mabel Normand e Dorothy Arzner.
Já "Montagem Soviética", "Cinema Novo" e "Expressionismo Alemão" dão continuidade à trajetória que levou o cinema ao que conhecemos dele hoje. Nouvelle Vague e Nova Hollywood completam a série e estarão disponíveis no canal do Telecine no YouTube em breve. O festival segue até julho no Cult com os filmes disponíveis na cinelist