Logo Folha de Pernambuco
Jornal britânico

The Guardian dá nota máxima para "Ainda estou aqui" e afirma que Fernanda Torres "merece" Oscar

Jornal também prevê que longa brasileira sairá vencedor na categoria Filme Internacional após queda de Emilia Perez

Fernanda Torres em Ainda Estou AquiFernanda Torres em Ainda Estou Aqui - Foto: Divulgação

O prestigiado jornal britânico The Guardian deu cinco estrelas - a sua nota máxima - para " Ainda estou aqui", que estreou na Inglaterra. A crítica assinada por Wendy Ide ainda destacou a performance de Fernanda Torres como "fenomenal".

O texto afirma que a atriz "merece" levar o Oscar e prevê que o longa deverá sair vitorioso na categoria de Melhor Filme Internacional da Academia, especialmente após o que o jornal chamou de "debacle de Emilia Pérez".

Segundo a crítica, o diretor Walter Salles é bem-sucedido ao capturar a transformação de Eunice e de sua família ao longo de diferentes épocas do país, sendo meticuloso na reconstrução histórica.

Combinando diferentes tipos de película para evocar os sentimentos de cada período. Também elogia a trilha, que conta com músicas de Tom Zé e Caetano Veloso.

Wendy Ide relembra uma cena em especial, quando a filha mais nova da família Paiva vê a casa vazia logo antes da mudança para São Paulo e percebe que seu pai não irá voltar. "Assisti a 'Ainda estou aqui' três vezes, e essa única cena dolorosamente triste me destruiu em todas elas."

"Ainda estou aqui" concorre ao Oscar de 2025 em três categorias: Melhor atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. A cerimônia do Oscar acontece no domingo de carnaval (2), a partir das 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo (fora do Rio), que reproduz o sinal online nos sites do G1 e do gshow. O canal TNT também exibe a cerimônia na TV à cabo, com retransmissão pelo streaming Max.

Veja também

Newsletter