são joão 2024

Trem do Forró 2024 em contagem regressiva: 8 de junho sai a primeira viagem

Os passeios se repetem nos dias 09, 15, 16, 22 e 23 de junho, de Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho

Trem do Forró 2024Trem do Forró 2024 - Foto: Ray Evllyn/Divulgação

Começou a contagem regressiva para o passeio mais esperado das festas juninas. Dia 8 de junho – daqui a exatamente um mês – o tradicional Trem do Forró faz a primeira viagem da temporada de 2024, partindo do Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho. 

Em seus vagões animados, embalados por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra, o trem repetirá o percuso de 84 km (ida e volta) nos dias 9, 15, 16, 22 e 23 de junho, para aqueles apaixonados pelas festas juninas.

Viajantes
Quem comprar seu passaporte para o Trem do Forró ganhará kits compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros. A estrutura conta, ainda, com bar.

Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado ao Pátio de Lazer, ao lado da Estação Central. No local, os passageiros podem apreciar a típica gastronomia junina de Pernambuco e apresentações culturais.

Ingressos
O ingresso para embarcar nessa viagem forrozeira custa R$ 190 (valor único) e pode ser adquirido no site oficial (www.tremdoforro.com.br) ou nos quiosques do Ticket Folia dos shoppings Riomar e Boa Vista.

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo.

Solidariedade
Em virtude da tragédia no Rio Grande do Sul, a organização do Trem do Forró decidiu fazer parte da corrente solidária para ajudar a população gaúcha. O dinheiro das vendas de copos promocionais da atração que forem realizadas até o dia 20 de maio será doado integralmente para a população gaúcha. A expectativa é que, neste período, sejam comercializados cerca de 2 mil artigos.

Em edições anteriores, a organização da atração arrecadou donativos para as vítimas das tragédias climáticas ocorridas na Mata Sul do Estado, em 2011, e em Jaboatão dos Guararapes, em 2022, que vitimou 133 pessoas.   

História do Trem
O primeiro passeio do Trem do Forró aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró. Já atraiu mais de 200 mil pessoas. A atração contabiliza cerca de mil horas em 200 dias apresentando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes.

O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru, e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico.

Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.

Em 2023, o Trem do Forró se transformou em Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

SERVIÇO
Trem do Forró 2024
Quando: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de junho
Ingressos: R$190 (valor único), à venda no site oficial ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings 
Outras informações: (81) 99911-2763 / (81) 3314-9004 ou pelo site do evento.

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter