Trinta anos sem Gonzaguinha: Bruna Caram lança single e revisita obra de um dos maiores nomes da MPB
Ao lado de Zé Renato, cantora paulista dá nova roupagem a "Redescobrir", composição de Gonzaguinha que também ficou conhecida na voz de Elis Regina
Sim, se faz necessário e urgente - especialmente nos tempos atuais - reencontrar Gonzaguinha e sua obra, permeada que era entre levezas melódicas e letras que esbravejavam lutas.
O Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior que precocemente se foi em 1991, mais precisamente em um 29 de abril aos 46 anos, vitimado por um acidente de carro no Paraná, vem à tona com o lançamento hoje de "Redescobrir", canção que ganhou nova roupagem na voz da cantora paulista Bruna Caram, em parceria com o cantor e compositor Zé Renato.
Leia também
• 'É o Amor': música de Zezé Di Camargo e Luciano completa trinta anos atravessando gerações
• Alceu Valença se reinventa com disco produzido na quarentena
• Salve o Rei do Baião, Luiz Gonzaga
A música, composta por Gonzaguinha e faixa do álbum “Coisa Maior de Grande – Pessoa” de 1981, pela EMI, ficou conhecida também na voz de Elis Regina e foi a escolhida por Caram como o primeiro single do álbum “Afeto e Luta – Bruna Caram Canta Gonzaguinha", previsto para lançmento no final do ano, com repertório integralmente tomado por faixas do cancioneiro de um dos maiores nomes da composição brasileira.
“Obrigada, Luiz Gonzaga Jr., pela sua obra que é pela alegria, consciência, coragem e sempre boa para o encontro! A força dessa obra, quanto mais visito, mais me emociona”, declarou Caram em rede social, celebrando o a estreia do single.
Ilustrado e produzido por Jean Wyllys
"Redescobrir" ganhou capa do político, pesquisador e ilustrador Jean Wyllys, que também está à frente do repertório do disco, que reforça Bruna Caram em meio a poética teatral que carrega quando interpreta.
“O verbo interpretar nunca fez tanto sentido quanto neste caso, já que Bruna coloca também suas habilidades como atriz e poeta para fazer sua releitura de parte da tão vasta quanto plural obra do artista carioca”, comentou Jean em postagem no Instagram.
Bruna Caram, dentro da programação de lançamento de “Redescobrir”, saúda Gonzaguinha no dia dos 30 anos de sua partida com live em seu Instagram a partir das 20h .
O Que é o Que é
Pelo menos nos últimos cinco anos, entre as 294 músicas e 348 gravações cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), “O Que é o Que é” foi a música mais tocada e regravada por outros intérpretes – com Maria Bethânia à frente dessa lista como a que mais deu voz ao cancioneiro do filho do Rei do Baião, que também integra o rol dos que mais o cantaram.
Também de acordo com o Ecad, nos últimos cinco anos a maior parte dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas veio de rádios, TV’s e shows – com os herdeiros de Gonzaguinha como recebedores legais, fato que perdura por 70 anos após a morte do autor, ou do último autor, em caso de parcerias.
Ranking com as dez músicas mais tocadas de Gonzaguinha desde 2016:
1 – O Que é o Que é
2 - Lindo Lago do Amor
3 – Sangrando
4 – É
5 – Começaria Tudo Outra Vez
6 – Explode Coração
7 – Guerreiro Menino
8 – Grito de Alerta
9 – Espere por mim Morena
10 - Recado
Mais gravadas
O Que é o Que é
É
Começaria Tudo Outra Vez
Sangrando
Explode Coração
Intérpretes que mais gravaram músicas de Gonzaguinha
1 – Maria Bethânia
2 – Leo Gandelman
3 – Emílio Asntiago
4 – Léo Brandão
5 – Gonzagão