Show

Turnê "Violivoz" estreia no Recife e sela parceria entre Geraldo Azevedo e Chico César

Pernambuco e Paraíba se entrelaçam musicalmente no palco do Teatro Guararapes nesta sexta-feira (29)

Chico César e Geraldo AzevedoChico César e Geraldo Azevedo - Foto: Divulgação

Tão logo Geraldo Azevedo confessou que "quando viu Chico dançou, o olho brilhou e ele entendeu” – em tom quase musicado, para enfatizar trecho da letra de “À Primeira Vista” (1995) – o autor da canção, o paraibano Chico César, caiu no riso. De pronto, o cantor e compositor pernambucano complementou sobre o quanto tem sido fácil o trabalho entre eles já que, em comum, ambos compactuam de musicalidades parecidas e admiração mútua. E assim correram fluidas as respostas para a Folha de Pernambuco sobre “Violivoz”, projeto assinado por ambos, com estreia hoje no Recife, às 21h no Teatro Guararapes, para depois pairar em palcos Nordeste e País afora após adiamento em 2020 por causa da Covid-19.

A apresentação sela uma parceria que carrega a legitimidade do sotaque nordestino em violão e voz, culminando em um dos enlaces mais aconchegantes da música brasileira. “Esse projeto fez com que a gente conhecesse a música do outro mais profundamente”, comentou Geraldo.  

Música feita de mergulhos

Com repertório que mescla canções de ambos e composições inéditas assinadas em parceria, o show arremata a cumplicidade musical entre Pernambuco e Paraíba e, especificamente, entre Geraldo Azevedo e Chico César. “Pensamos fazer a parte de um e depois do outro, mas depois fomos nos integrando tanto que vamos ficar os dois no palco. Eu sou músico de Chico e ele é meu músico, interferimos na música um do outro, e isso tem se tornado tudo muito grandioso, inclusive com as inéditas que vamos lançar no show”, contou Geraldo. 

Sobre essa intersecção, Chico reforça o quanto natural pode ser a confluência na música, exemplificando com dois clássicos do repertório de ambos.“‘Pensar em Você’ saiu de dentro de ‘Dia Branco’, de certa forma. O tom, a temática... o universo das canções populares lembra as matrioskas, as bonecas russas que saem uma de dentro da outra, e outra de dentro da outra e assim vai. Criamos diálogos às vezes impensáveis nas canções, mas que fluem realmente”.

Geraldo Azevedo e Chico CésarChico César e Geraldo Azevedo Foto: Divulgação

Futuros parceiros

Seguindo ao ‘toma lá, dá cá’ de afetividades entre os dois, foi com o disco “Aos Vivos” (1995) de Chico César que o encantamento entre os artistas deu sinais de que seria longínquo. “Quando saí com o álbum, Geraldo ficou sabendo e comprou duas caixas”, lembrou Chico. “Fiquei muito encantado, me impressionou o quanto o trabalho era muito mais amplo do que o que eu tinha feito tempos atrás, também com um ao vivo. Fui divulgador, distribuí no Brasil e na Europa”, respondeu o músico pernambucano. Mas ficou a cargo do compositor paraibano Carlos Bezerra, o Totonho (Totonho e os Cabra), apresentar os futuros parceiros. “Eu o conheci antes de conhecê-lo, na verdade. Carlos levou canções de Chico e quando ouvi, pedi que trouxesse o autor para gravar comigo, porque era um violão diferente”.

Parceria potente

Geraldo Azevedo e Chico César em “Violivoz” passam a integrar um rol necessário da música brasileira, que vai além da “mera” parceria musical. Depois do show no Recife, é o Brasil que vai ser atravessado pela cantoria dos dois e, consequentemente, pela robustez do trabalho dos artistas nordestinos – que faz tempo, são celebrados em todo o País. “O Nordeste é nossa base onde começamos a construir vidas e carreiras. Lançar a turnê no Recife, farol da Região, tem um significado especial”, entrega Chico. “A gente não sabe até onde vai, como vai...Só sei que a gente gosta cada vez mais de tocar um com o outro. Na pandemia fiquei o tempo cozinhando sonhos, que agora estão bem amadurecidos”, conclui Geraldo.

SERVIÇO
Geraldo Azevedo e Chico César em “Violivoz”, hoje às 21h, no Teatro Guararapes
Ingressos a partir de R$ 70 (na bilheteria ou no Eventim) – bilhetes adquiridos para o show em 2020 seguem válidos

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista
SOS PANTANAL

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista

Newsletter