TVPE exibe série indígena sobre 13 aldeias do Nordeste
Os episódios podem ser acompanhados a partir das 18 horas, de segunda a sexta, nos canais da emissora
A TV Pernambuco iniciou a exibição de série indígena sobre 13 aldeias de cinco estados do Nordeste brasileiro. A produção começou a ser exibida nessa segunda-feira (1º) e vai até o dia 13 de agosto, transmitida sempre às 18h, de segunda a sexta-feira.
A transmissão acontece nos canais digitais da emissora, que são: no Recife, o canal 46.1; em Caruaru e em Garanhuns, o 12.1; e, em Petrolina, o 13.1.
Leia também
• Indígena Guarani Kaiowá é morto em área de conflito de terra no Mato Grosso do Sul
• Mostra exalta a mulher nas danças populares de matriz afro-indígena
• Força Nacional vai apoiar a Funai em terra indígena no Pará
A história parte da cidade de Olinda, onde aconteceram as primeiras missões de catequese indígena no período colonial, e percorre 13 aldeias dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
A série, conduzida pelo ativista cultural e militante reconhecido como embaixador dos povos afro-indígenas, Tiago Nagô, descendente de índio Cariri (Tingui-Botó) de Alagoas e uma negra, sacerdotisa do Candomblé, tem o intuito de mostrar a luta desses povos, das mulheres, a religiosidade, a política e seus costumes.
Cada episódio traz uma localização diferente, para mostrar diversas etnias, como o da Aldeia Xocó, na Ilha de São Pedro, no estado de Sergipe, e a de Palmeira dos Índios, para apresentação do povo Xucuru-Kariri, espalhado em mais de dez aldeias, do Agreste Alagoano.