Logo Folha de Pernambuco

Cultura

TV Pernambuco lança documentário sobre os 37 anos da emissora

O documentário "DOC.37" conta a história da emissora e será lançado na próxima segunda-feira (28)

Stella Maris foi uma das profissionais que passou pela TV PernambucoStella Maris foi uma das profissionais que passou pela TV Pernambuco - Foto: Divulgação

Completando 37 anos de existência, a TV Pernambuco produziu um documentário que conta a história da emissora. “DOC.37” será lançado na segunda-feira (28), no Cinema do Porto Digital, no Bairro do Recife, para convidados. No dia seguinte, será exibido na grade de programação da emissora, às 20h.

A história remonta a 1984, para contar a história da fundação da TV Tropical, primeiro nome da TV Pernambuco. A princípio, a emissora era afiliada do SBT, produzindo programas locais jornalísticos e culturais. Apenas em 1988 que o nome TV Pernambuco passou a ser definitivo, no canal 9, sendo filiada à TV Bandeirantes e depois à TV Cultura.
 
O documentário DOC.37 atravessa todas as fases da emissora, indo do auge - entre o fim dos anos 80 até meados dos anos 90, quando competiu diretamente com as demais televisões comerciais do Estado - passando pela crise que praticamente zerou a produção da TV no início dos anos 2000, chegando ao momento atual de renascimento do jornalismo e da produção, da digitalização do sinal e da expansão do alcance, levando a TV a quase todos os municípios pernambucanos.
 
A TV Pernambuco teve um papel fundamental como emissora de formação de quadros profissionais. Até hoje, as televisões em Pernambuco contam com diversos jornalistas que iniciaram a carreira na emissora pública do Estado. Passaram pela TVPE nomes como Graça Araújo, Stella Maris, Helena Beltrão, Regina Xavier, Marco Cirano, Marilena Breda, Geórgia Kyrillos, Rose Maria, Luciana Mariano, Ivan Junior, atual presidente da TVPE, Bio Antero, Roberto Beltrão, Marcone Prysthon, entre outros. Muitos deles ajudam a contar a história da TVPE com depoimentos para o DOC.37. 
 
“Recontar essa história nos traz pelo menos a dois lugares: o primeiro de reverenciar a importância das pessoas que vieram antes; o segundo  de entender como o tempo é circular e que as questões e sonhos  de 30 anos ainda nos rodam, fazendo que décadas depois a gente tenha que travar batalhas semelhantes, como a luta pela democratização da informação, e o fortalecimento da cultura pernambucana”, defende o diretor de Jornalismo, Produção e Programação, Camerino Neto. 
 
Para o diretor-presidente, o jornalista Ivan Júnior, a missão da TV Pernambuco é integrar todo o Estado levando aos pernambucanos conteúdos educativo, cultural e informação de qualidade, criando uma via de mão dupla em que a o telespectador da Região Metropolitana do Recife conheça cada canto do nosso interior, sua história, tradições culturais, festejos, potencial econômico. 
 
“Eu vivi a fase de maior volume de produção própria da TV Pernambuco no final dos anos 80 quando aqui cheguei para estagiar. Um tempo de liberdade para criar novas fórmulas e aprender muito. Esse ambiente aproximou a emissora dos pernambucanos e a transformou numa grande escola de comunicadores, cineastas, produtores. Tenho muito orgulho de trabalhar há mais de 30 anos em televisão e ter colocado os pés na profissão como primeiro estagiário da TV Pernambuco”, lembrou Ivan Júnior.
 
A TV Pernambuco atualmente está no ar no canal 46.1 da televisão aberta em Recife e na Região Metropolitana. Em Caruaru no canal 12 e em Petrolina no canal 13. Para outros municípios, conferir os canais no site tvpe.tv, onde a TVPE também pode ser acessado por meio de streaming.

Veja também

Newsletter