Música

Tyler, The Creator se desculpa com Gilberto Gil após uso indevido de música do cantor

Equipe do artista brasileira ressalta que, a despeito do reconhecimento do erro, peça comercial do rapper americano segue no ar: "Grave"

Tyler, The Creator e Gilberto Gil Tyler, The Creator e Gilberto Gil  - Foto: Reprodução/Instagram/ Divulgação/Fernando Young

O rapper Tyler, The Creator telefonou para Gilberto Gil, na última terça-feira (12), para se desculpar pelo uso indevido da música "Duplo sentido" na nova campanha publicitária de sua marca de artigos de luxo Golf Le Fleur. Nesta semana, o assunto gerou repercussão negativa nas redes sociais, já que o americano não havia negociado os direitos autorais da canção do brasileiro a fim de utilizá-la numa peça comercial.

A informação foi compartilhada pelo perfil de Gilberto Gil no Instagram, nesta quarta-feira (13). A equipe do artista brasileiro ressalta que, a despeito do reconhecimento do erro por parte do americano, o vídeo com a campanha publicitária segue disponível nas plataformas digitais. "O vídeo ainda não sofreu takedown nas plataformas e continua disponível, o que é grave", diz o perfil de Gilberto Gil, ao reproduzir uma matéria da "Folha de S. Paulo" acerca do caso.

"O video 'Season 2 Golf Le Fleur foi lançado na semana passada e viralizou nas redes sociais do mundo todo, mas não contou com a autorização prévia de Gilberto Gil e tampouco da Sony Publishing, que administra a obra do autor. O rapper, que diz ser fã de Gilberto Gil, já ligou para ele para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização oficial", acrescenta a equipe do brasileiro.

Também por meio das redes sociais, a equipe de Gilberto Gil compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, no qual ele cita o caso: "Amo o querido [Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo".

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter