Veja como são os animais dos desenhos animados na vida real
Separamos nove exemplos de clássicos da telinha que também existem fora dos desenhos
Como são os desenhos animados na vida real? Clássicos como Scooby-Doo, Dicky o Vigarista, Pica-Pau e Taz Mania marcaram gerações como parte da infância de muitas pessoas e divertem os fãs até os dias de hoje. Pensando nisso, separamos nove desenhos para mostrar como são os personagens animais fora das telinhas.
Bob Esponja
Ao contrário do animado e querido personagem, o Bob Esponja da vida real é bem diferente do desenho. Pertencente ao Filo Porifera, na realidade ele faz parte do grupo das esponjas-do-mar, organismos que não são quadrados e são sésseis, ou seja, não se movem e ficam fincados na superfície onde nascem.
Outra curiosidade é que algumas das espécies são hermafroditas e optam por se reproduzir de forma assexuada: basta arrancar um pedaço e esperar que ele cresça, como uma planta. Algumas exalam toxinas para se defender de predadores
Lula Molusco
Colega de trabalho mal humorado do Bob Esponja e bom tocador de flauta, o famoso Lula Molusco na verdade é – pasmem – um polvo!! É possível notar a diferença entre as espécies no personagem que tem um corpo mais arredondado, e sem as nadadeiras que as lulas possuem. Os polvos pertencem ao Filo Mollusca, classe Cephalopoda, e apresentam oito braços (diferentemente do personagem, que apresenta apenas seis).
Uma coincidência entre o desenho e a vida real? Polvos e esponjas não se dão muito bem, assim como os personagens. Só que, na realidade, ao invés de “inimigos”, as esponjas-do-mar (que seriam o Bob Esponja) fazem parte do cardápio dos polvos.
Scooby-Doo
Prestes a lançar mais um filme, o cachorro detetive mais amado das telinhas é, na verdade, um dogue-alemão, um dos maiores da raça. Na vida real, ele pode chegar a medir 1 metro de altura e pesar 80 kg. Diferente do desenho, criado por Iwao Takamoto, com a personalidade alegre e cativante – e medrosa – para agradar as crianças, o dogue-alemão costuma ser destemido e bastante agressivo quando ameaçado, por isso é usado como cão de guarda por muitas pessoas.
Snoopy
Conhecido por adormecer em cima da casinha, o Snoopy dos desenhos é bem diferente da realidade. Na vida real o cachorrinho é um Beagle! As semelhanças entre eles são notáveis nas características do Snoopy enquanto pet do Charlie Brown. Entre elas, estão a independência, já que o beagle gosta de fugir por conta própria para patrulhar, tem uma fome lendária, como o Snoopy, é determinado e inteligente, o que é notável no desenho.
Foi com suas peculiaridades que o cãozinho deixou o papel de quadjuvante e se tornou um dos cães mais famosos das histórias em quadrinhos e desenhos animados.
Beagle e Snoopy
Floquinho
Grandes pelos e a cor verde são as principais características do Floquinho, um dos cãezinhos da turminha mais querida das histórias em quadrinhos, a Turma da Mônica. Porém, na vida real, o companheiro peludo do Cebolinha foi inspirado não em um animal, mas em um esfregão. Isso mesmo! A informação foi confirmada pelo escritor da história, Maurício de Souza. "Ele é o único cachorro da turma que não nasceu canino. Ele nasceu de um esfregão. Sinto muito", disse em entrevista.
Porém, mesmo sem ter sido criado baseado em um animal, muitos comparam o cãozinho com os cachorros das raça komondor, originada na Hungria, e são cães de porte grande, com aparência rústica: pelagem comprida, macia e densa, formando fios emaranhados. Assim como o Floquinho, ele parece um esfregão e é bem grande. Só falta ser verde!
Gato de Botas
Conhecido por sua carinha mais que fofa e uma habilidade impecável para lutas, o Gato de Botas conquistou todo o mundo no filme de animação Shrek. Irresistível no desenho, o fofo gatinho também existe na vida real! Muitos fãs comparam o felino com Hosico, um gato laranja que tem olhos que conquistam qualquer um como o Gato de Botas.
Taz Mania
Popularmente conhecido como Taz-Mania nos desenhos animados, o animal é, na vida real, chamado de Diabo-da-Tasmânia ou Demônio-da-Tasmânia, um mamífero marsupial da família Dasyuridae endêmico da ilha da Tasmânia, Austrália. Nas histórias, o Taz é retratado com a cor marrom e vive girando em pequenos redemoinhos e fazendo travessuras com a turma. Integrante dos Looney Tunes, produzido pela Warner Bros, o desenho é esteticamente diferente do Demônio da vida real, que tem as orelhas peludas e pelagem castanha escura a negra com possíveis listras brancas, além de ter o porte físico menor do que vemos nas animações.
Timão e Pumba
Dupla imbatível e incríveis cantores no famoso clássico O Rei Leão, Timão e Pumba ficaram famosos nos desenhos pelas suas cantorias. Na vida real, enquanto Timão seria um Suricato, uma espécie de mamífero que tem cerca de meio metro de cumprimento e a pelagem castanha; Pumba seria um Javali, também mamífero, que pode atingir grandes dimensões: os machos podem pesar entre 50 e 250 kg e as fêmeas, entre 40 e 200 kg.
A amizade da duplinha no filme fez tanto sucesso que, em 1995, os personagens ganharam uma série só deles. A série animada Timão e Pumba foi exibida até 1998.