Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa

Venda de livros digitais cresce 115% em três anos, mostra pesquisa

Venda de livros digitais cresce 115% em três anos, mostra pesquisa

Vendas de livros digitais subiram 115%Vendas de livros digitais subiram 115% - Foto: Divulgação

O mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital de 2016 a 2019, mostra uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e divulgada nesta terça-feira (25).

O número, que já desconta a inflação, abarca as vendas de ebooks -que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas-, audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.

Mas é inegável que o nicho dos livros digitais vem crescendo com vigor. Nestes três anos, o acervo de obras nesse tipo de plataforma cresceu 37% e hoje conta com 71 mil títulos -foram lançados 8,9 mil no ano passado, 92% deles ebooks e 8% audiolivros.

Hoje, o conteúdo digital representa 4% do mercado editorial brasileiro, aponta a nova pesquisa. Nas editoras maiores, com receita acima de R$ 10 milhões, o livro digital já representa 7% do faturamento.

O estudo voltado a conteúdo digital vai passar a ser feito anualmente pela Nielsen, assim como a tradicional pesquisa Produção e Vendas do Setor Livreiro, que se refere a livros físicos.

O recorte ajuda a estudar um mercado de dimensão ainda pouco explorada e com várias especificidades -já que, por exemplo, os livros físicos obtêm parte significativa de seus lucros das vendas para o governo, que não compra obras digitais.

No ano passado, o mercado editorial aumentou seu faturamento com livros impressos em 6%, desenhando uma trajetória de saída da crise que se tornou novamente incerta por causa da crise do coronavírus.

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

"Amor da Minha Vida": série com Bruna Marquezine estreia no Disney+
Streaming

"Amor da Minha Vida": série com Bruna Marquezine estreia no Disney+

Newsletter