LITERATURA

Venda de livros volta a cair; preço médio sobe 14,38% e atinge R$ 51,89

No acumulado do ano, setor registra alta de 7,56% no faturamento

A comercialização de títulos caiu 9,84% A comercialização de títulos caiu 9,84%  - Foto: Reprodução/Canva

Após o aumento de 8,95% em março, a venda de livros no país voltou a cair em abril. Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Bookscan, a comercialização de títulos caiu 9,84% no quarto período do ano (25 de março a 21 de abril).

Em compensação, o faturamento das editoras segue em alta: 3,12%, graças ao aumento do preço médio do livro (que subiu 14,38% e atingiu R$ 51,89) e à diminuição do desconto médio, que caiu de 22,76% para 17,06%.

Os best-sellers estão ainda mais caros. "Vemos o preço médio aumentar e o desconto diminuir, mas uma lupa no TOP 500 mais vendidos ilustra ainda mais esse fenômeno, com preço médio 20,26% maior e desconto médio 6,44% menor", disse, em nota, Ismael Borges, gerente regional da Nielsen Bookscan.

Em busca de um Brasil perdido: Como Proust inspirou memorialistas durante a ditadura militar

Também em nota, o presidente do SNEL, Dante Cid, comemorou o crescimento da bibliodiversidade no quarto período. O número de títulos diferentes vendidos subiu 4,56%. "A boa notícia vem do aumento da bibliodiversidade: as editoras continuam apostando em novidades, em novos títulos, o que demonstra a disposição do setor para enfrentar as quedas nas vendas", afirmou.

No acumulado do ano, o setor registrou queda de 4,43% no volume de vendas e alta de 7,56% no faturamento.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter