"Ver_me", de Carlos Mélo, ocupa sala de exposição no Eufrásio Barbosa
Conjunto de seis obras do artista chega para ocupar a galeria 02 do Centro Cultural a partir do dia 14 de julho
Resultado do edital de ocupação do espaço, a partir desta quarta-feira, (14), às 19h, “ver_me”, do artista Carlos Mélo, chega ao Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. O artista irá receber o prêmio de incentivo no valor R$6 mil, entregue na data de abertura.
Ver_me
A exposição individual do artista visual Carlos Mélo faz alusão ao trabalho ver_me (2020). Constituído por um painel de luz verde, as letras iluminadas formam um jogo de palavras como “verme”, “ver-me” e “ver”. Estas configurações relacionam os elementos formais da cor verde e da tipografia com os significados das palavras insurgentes.
Neste caso, temos metaforicamente um jogo antagônico entre a vida simbolizada pelo verde da floresta, com o verme daquilo que corrói e elimina a matéria no mundo, temáticas das quais atravessam as tantas outras produções do artista.
Leia também
• Mercado Eufrásio recebe propostas de oficinas de artes visuais
• Mercado Eufrásio reabre com edital para ocupação
• Eufrásio Barbosa abre chamamento público para salas de exposição
Nas esculturas realizadas com ossos de animais intitulada “o corpo barroco”( 2014/2021), os objetos relacionam-se diretamente com a ideia do vestígio, ou como uma extensão dramática de materiais arqueológicos de antigos povos indígenas, além dos significados atribuídos com a vida e com a morte.
“Carlos Mélo nos faz enfrentar e aceitar a coexistência dos polos: vida e morte, passam a coexistir na face da mesma moeda, como é possível observar na série de desenhos “abismos” (2016 ) em que temos a representação de esqueletos, microfones, cabelos e flores coexistindo no mesmo plano. Desse modo, por meio do contexto atual em que somos atravessados por uma pandemia, a exposição “ver_me” torna-se uma meditação sobre a vida e sobre o luto, em respeito ao grande número de perdas de vidas devida a má gestão do governo federal ao enfrentamento da COVID-19”, descreve Allan Yzumizawa, curador. Antes do Mercado Eufrásio, “ver_me” esteve na galeria Casa Pedra Branca, no município de Floresta.
Serviço:
Exposição: “ver_me”, de Carlos Mélo
Galeria 02
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa