Música

Vertin lança videoclipe e anuncia novo espetáculo "O que é possível"

Nesse novo trabalho, artista junta regionalismo pernambucano com o eletrônico e outras sonoridades

Vertin lançou videoclipe e anunciou novo espetáculoVertin lançou videoclipe e anunciou novo espetáculo - Foto: Divulgação

O multiartista Vertin estreia seu novo espetáculo musical “O que é possível”, com com o lançamento do clipe homônimo, roteirizado e dirigido pelo próprio artista. O audiovisual foi gravado em São Paulo. O também cantor e compositor, além de ator e diretor, é natural de Juazeiro/BA e radicado em Arcoverde, Sertão de Pernambuco.

Em sua fase atual, Vertin se encontra na canção brasileira, enlaçado na MPB ao rock psicodélico, incluindo até a música eletrônica no trabalho. Artista versátil e múltiplo, ele compôs a música, gravou a voz, violões, teclado e sampler de bateria.

Assista:
 

“Refaço a minha vertigem que é o viver e os meus inventos da arte e da imaginação de um novo mundo, de algo possível, em desenho visceral e sincero do artista”, define.

No videoclipe “O que é possível”, atuam Joaquim, Sebastião e Pilar, filha do próprio Vertin. A equipe musical e técnica é formada por Lucas Carduz (fotografia/frame), Silvia Feola (arte e figurino), Aiky Braig (finalização), Lucas Castro (baixo fretless), Kell Calixto (timbal), Junior Kabloco (sax), Chris Lemgruber (sound design, edição, mix e master). A capa/designer é assinada por Bianca Carvalho.

“Esse mais novo trabalho tem o sotaque pernambucano dialogando com o eletrônico e outras sonoridades, buscando os possíveis brasis da música e da poesia, da história de um povo e um lugar, numa cena multifacetada. A bateria, a percussão, as guitarras distorcidas, os teclados e o contrabaixo me acompanham no ‘O que é possível’”, ressalta.

Em 2022 e 2023, Vertin realizou a turnê estadual de “Pássaro só”, passando por Garanhuns, no Agreste, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, cidades do Sertão, Caruaru, no Agreste, e Recife, respectivamente. Ele percorreu por quatro macrorregiões do Estado de Pernambuco, com shows em seis municípios, além de oficinas de filosofia "Corpo, pensamento e música".

Álbum
No futuro próximo, Vertin vai lançar o disco “O que é possível”, o seu quarto da carreira solo - “Filhosofia” (2012); “Pássaro só” (2018); “Pássaro só ao vivo” (2020).

Ficha técnica “O que é possível” (clipe)
Estrelando: Joaquim, Sebastião e Pilar;
Roteiro e direção: Vertin Moura;
Capa/designer: Bianca Carvalho
Fotografia/frame: Lucas Carduz;
Arte e figurino: Silvia Feola;
Edição e finalização: Aiky Braig;
Música, letra, voz, violões, teclado e sampler de bateria: Vertin Moura
Baixo fretless: Lucas Crastro;
Timbal: Kell Calixto;
Sax: Junior Kabloco
Sound design, edição, mix e master: Chris Lemgruber
Assessoria de imprensa: Daniel Lima

Sobre o artista
Vertin deu seus primeiros passos na trajetória artística nos anos 2000, no Teatro da Estação da Cultura, em Arcoverde/PE. O projeto foi construído por artistas locais que criaram o grupo de teatro “A Gente Construindo”. Em 2013, ganhou o prêmio de destaque/revelação do Festival de Inverno de Garanhuns, concebido pela imprensa pernambucana.

A atuação de Vertin no teatro da Estação da Cultura em Arcoverde e nos grupos contemporâneos Cordel do Fogo Encantado, Samba de Coco Raízes, Cobaias do Sisal, Maria Joana, entre outros, o transformou em ator. Em 2020, foi protagonista do longa aclamado pela crítica especializada "Sertânia", com direção de Geraldo Sarno. Já esteve também em peças de teatro, filmes e séries, como “Big Jato” (direção de Cláudio Assis), “Marighella” (de Wagner Moura) e a 2ª temporada da série “3%” (Netflix).

No ano de 2021, dirigiu seu primeiro curta-metragem, “Histórias que se cruzam”, exibido no Cine Arcoverde (Mostra de Cinema Independente). Ele mesmo fez o roteiro e a produção do filme experimental (documentário e ficção), tendo a atriz Camilla Rios como protagonista, além de uma trilha sonora composta por músicas de artistas pernambucanos.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter