Logo Folha de Pernambuco

Games

Pernambucano revoluciona na criação de jogos

Em um mercado cada vez mais disputado, saiba a história de Raphael Gomes

O gamer DedéO gamer Dedé - Foto: Divulgação/Los Grandes

Os jogos, assim como os computadores, surgiram anos atrás. Consoles como Playstation e Xbox estão em constantes atualizações. E com a modernização frequente, o universo dos games ganha uma legião de fãs. Milhares de pessoas ao redor do mundo se interessam por algum tipo de jogo, como os populares "Free Fire" (2017) e "League Of Legends" (2009).

Com um mercado tão amplo, esse universo revolucionou a internet e a vida de alguns jovens, como é o caso do pernambucano Raphael Gomes, de 24 anos, criador de conteúdo exclusivo para jogos. 

Conquistas de vida
Apelidado de Dedé, em homenagem ao jogador do Vasco, Raphael é natural do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Criado no bairro do Janga, é um fenômeno nas redes por fazer vídeos jogando Grand Theft Auto (GTA) - game que possui cidades fictícias dominadas pelo crime organizado, onde o jogador assume o papel de um criminoso e sai às ruas cometendo ações ilegais. 

Mas antes de mergulhar nesse ramo e alcançar reconhecimento, sua ocupação era – de longe- diferente. "Na época, eu estava no meu terceiro ano na Marinha, na Escola de Aprendizes Marinheiro (PE). Eu já buscava chamar atenção na internet com produções de alguns vídeos, mas nenhum deles viralizava”, conta. Sem desistir, o gamer abriu a ‘caixinha de perguntas’ no Instagram e ganhou atenção do público. A partir daí, Raphael passou a investir em outras produções e mudanças começaram a acontecer.

"Consegui ajudar minha mãe (Maria Verônica) a ir para Portugal, que sempre foi o sonho dela sair do Brasil. Hoje, ela vive lá há mais de um ano. Além de dar um carro a ela e comprar um terreno com casas para meu avô (Francisco Ribeiro)’’, comenta, ao relembrar que sua mãe foi a única que sempre o apoiou ‘de todas as formas que ela conseguia’.

Rotina e vídeos 

Sendo referência na comunidade onde foi criado, e para aqueles que também queiram crescer na internet, Raphael, há quatro anos fez a escolha pelo GTA por conta da versatilidade e busca por engajamento. "Comecei no ‘Free Fire’. Mas depois de um tempo, o público não era mais o mesmo nem compatível com o que eu queria. Então, comecei a jogar GTA e, além de ser um jogo com várias utilidades, dá para criar muito conteúdo dentro dele’’, diz.

Com seus mais de 300 vídeos, somando milhões de visualizações, o jogador pernambucano mora atualmente em São Paulo por conta do trabalho de gamer. "Hoje, vivo em uma das casas da Los Grandes, organização de 'Free Fire'. Moro com os jogadores móbiles, aqueles que jogam pelo celular, porque tem os que jogam pelo computador, mas ficam em outra casa. Nessa casa, eu gravo vídeos para o meu Instagram e para as redes sociais da Los Grandes. Trabalho, em média, dez horas por dia’’, relata. 

Do humor para o game

No começo das produções, os vídeos de Dedé, que eram de humor, tiveram como inspiração os do youtuber piauiense Whindersson Nunes, mas depois que entrou para o mundo dos games ele buscou mudar o estilo. No atual ramo e sem influência específica, ele acredita que o sucesso vem da sua espontaneidade.

"Acredito que só pelo fato do meu sotaque e o modo de falar, o pessoal já acha engraçado. Tento trazer a maior naturalidade possível nos vídeos, para que não fique nada forçado ao público’’, diz. Com muitos fãs e seguidores nas redes sociais, o gamer pensa em dar um tempo nessa atuação para curtir um pouco, mas sem deixar de lado o que mais gosta de fazer. ‘’Virou uma rotina muito bacana e algo muito prazeroso para mim’’, finaliza.

Veja também

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora
GAMES

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras
Artes Visuais

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras

Newsletter