Dia Internacional da Dança

Videodança “Plantando o Voo”: capacidade de transmutação humana em tempos adversos

Performance da artista Elis Costa ganha lançamento nesta quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, com acesso gratuito no YouTube

Performance da artista Elis Costa ganha estreia nesta quinta (29), Dia Internacional da DançaPerformance da artista Elis Costa ganha estreia nesta quinta (29), Dia Internacional da Dança - Foto: Alexandre Salomão

A capacidade humana de transfigurar, transcender e cocriar novas possibilidades de mundos é o que move a performance da artista Elis Costa no espetáculo de videodança “Plantando o Voo”, marcado para estreia nesta quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, em seu canal no YouTube - com link disponibilizado na bio do Instagram @eliscosta – às 19h. 

Após a exibição da videodança – que tem o incentivo da Aldir Blanc uma live pelo Zoom com a equipe de criação, para troca de experiências com o público sobre os processos que permearam o desenvolvimento da obra, integra a programação. O acesso ao bate-papo também é gratuito, com ingressos pelo Sympla. A transmissão terá acessibilidade em libras.

 

Com pelo menos 28 anos de trajetória nas artes, como artista da dança, do teatro e do audiovisual, além de pesquisadora dos Direitos Humanos, Elis iniciou o estudo em formato de performance, reverberado no espetáculo que ganha também sua assinatura na direção, dança e produção, somados aos saberes de Liana Gesteira, Alexandre Salomão, Yanna Luz, Flepa, Thiago Liberdade, Zé Diniz, Ailce Moreira e Jairzinho. 
 

Performance da artista Elis Costa ganha exibição nesta quinta-feira (29), em sue canal no YouTube    Crédito: Alexandre Salomão

Elis  foi desenhando a dramaturgia dos movimentos do corpo que antecedem o voo a partir da sua participação na performance de longa duração chamada “COVID-A: um segundo de dança por cada vida interrompida”. Na ocasião houve o encontro de 30 artistas de cinco estados brasileiros, ainda nos primeiros meses da pandemia, com transmissão via streaming.

A ação coletiva, idealizada por Valéria Vicente, trouxe d o experimento “Estudando o Voo”, atravessada por sentimentos que eclodiram ao longo do isolamento social.

Aprofundando a pesquisa e investigando outras metodologias de composição, Elis Costa reuniu uma equipe de profissionais da dança e do cinema para desenvolver performance pensada exclusivamente para a tela, com elementos do audiovisual se movendo junto com a artista.

 “Plantando o Voo” é o primeiro trabalho criativo autoral de Elis e, como a própria artista descreve, “a obra nasce de uma proposta historiográfica de si em tempos de catástrofe e de reinvenção da esperança afetiva e corporificada”. 

Sobre Elis Costa 
Artista da dança, do teatro e do audiovisual, Elis Costa é também historiadora, pesquisadora, arte-educadora e produtora cultural, além de licenciada em História (UPE) e em Artes Cênicas (UFPE), especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna e mestra em Direitos Humanos (UFPE). 

Como intérprete-criadora viveu parte da carreira dentro de companhias de dança do Recife, com participação em espetáculos, coreografias, performances, filmes, intervenções, vídeos, audiodanças e videodanças. 

Dançou e ministrou oficinas e cursos por Pernambuco e outros estados, além de países como Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. 

Desde 2012 integra a equipe do coletivo Acervo RecorDança, em que atua como pesquisadora, desenvolvendo projetos de salvaguarda da memória da dança no Estado, como exposições, ações pedagógicas e educativas, publicações, documentários, grupos de estudos e podcasts. 

Também desenvolveu o projeto “O mais que Humano em Nós”, nascido e executado em tempo de isolamento social pelas mídias sociais, ocasião em que transversaliza temas da dança e dos direitos humanos em uma série de lives com convidades. 

 

Serviço
Lançamento da videodança “Plantando o Voo” da artista Elis Costa

Quinta-feira (29), às 19h, no YouTube da artista (link disponível na bio do Instagram @eliscosta)
Acesso gratuito

Conversa com a equipe de criação de “Plantando o Voo” + exibição de parte de seus desdobramentos, às 19h30 com live no Zoom – ingressos gratuitos disponíveis no Sympla, com acesso via bio no Instagram @eliscosta)

 

 

Veja também

Pernambucana Luana Cavalcante vence o Miss Universo Brasil 2024
PERNAMBUCO NO TOPO

Pernambucana Luana Cavalcante vence o Miss Universo Brasil 2024

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade
TEATRO

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade

Newsletter