Vietnã pede que Netflix retire série acusada de "distorcer" a história
A produção em questão contém um episódio sobre a Guerra do Vietnã
O Vietnã pediu à Netflix que deixe de transmitir uma produção de ficção sul-coreana que contém um episódio sobre a Guerra do Vietnã, que segundo Hanói distorce fatos históricos, informou a imprensa estatal.
Em um dos episódios de "Mulherzinhas", uma produção inspirada no livro de Louisa May Alcott, um veterano de guerra sul-coreano se gaba da proporção de mortes entre as tropas de seu país - que lutaram junto aos americanos - e as do Viet Cong.
No diálogo, o ex-combatente diz: "Em nossas melhores batalhas, a proporção de mortes das tropas coreanas era de 20 para um. Isso significa 20 Viet Congue mortos por um soldado coreano falecido".
Leia também
• Scooby-Doo: novo filme da franquia confirma desconfiança de fãs sobre Velma
• Will Smith sobre seu primeiro filme após polêmica no Oscar: 'Essa história explodiu no meu coração'
• Netflix cria seu primeiro estúdio interno para desenvolver games
Mais de 320 mil sul-coreanos foram enviados ao Vietnã entre 1964 e 1973 para ajudar as tropas americanas. Durante muito tempo, foram acusados de ter cometido massacres em massa contra civis vietnamitas.
Em uma carta enviada à Netflix, a Autoridade Vietnamita de Comunicação e Informação Digital indicou que a série viola uma lei do país contra a "distorção da história, a negação das conquistas da revolução, a ofensa à nação e aos heróis nacionais".
A Netflix não respondeu até o momento a um pedido de comentário enviado pela AFP.