Vietnã proíbe novo filme de Tom Holland por controvérsia no mapa do mar da China Meridional
Linha de nove traços aparece no filme "Uncharted"
O Vietnã proibiu um novo filme de Hollywood estrelado por Tom Holland por cenas mostrando um mapa com a reivindicação da China ao Mar da China Meridional, informou a mídia estatal neste sábado (12).
O filme de ação e aventura "Uncharted" mostra uma cena com a chamada "linha de nove traços", que expõe as amplas reivindicações da China sobre as águas disputadas, onde Hanói também tem suas pretensões.
O longa-metragem da Sony, estrelado por Mark Walhberg, Antonio Banderas e Holland, deveria ter sido lançado em 18 de março.
"Durante a revisão do filme, o Conselho Nacional de Avaliação e Classificação descobriu que a imagem da 'linha de nove traços' apareceu no filme", disse o diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, Vi Kien Thanh, em resposta à mídia estatal.
Leia também
• Indicado ao Oscar, 'Belfast' estreia nos cinemas nesta quinta (10)
• Espectador solta morcego em sala de cinema durante exibição de 'Batman'
• Tom Holland fala sobre gravar cena de filme no Brasil
"Portanto, a projeção deste filme será proibida", alertou.
Na página oficial do filme no Facebook, usuários vietnamitas deixaram comentários criticando o mapa. "Hoang Sa Truong Sa pertence ao Vietnã!", dizia um internauta, referindo-se às disputadas das ilhas Parcel e Spratly.
Além disso, esta questão tem causado muita controvérsia no mundo do cinema.
Em 2018 na comédia romântica "Crazy Rich Asians", uma cena mostrando uma bolsa de grife com um mapa-múndi mostrando as disputadas ilhas do Mar da China Meridional, controladas pela China, foi cortada no Vietnã.